Relacionamentos Tóxicos


Quando iniciamos um relacionamento, nosso desejo é que seja um relacionamento saudável, com construção de confiança, autonomia e respeito. No entanto, pode acontecer de entrarmos numa relação abusiva sem perceber. Violências sutis ou explícitas podem se tornar constantes num relacionamento familiar, de trabalho, escola ou numa relação afetiva.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito. Estes relacionamentos afetam a autoestima, geram desconforto, tristeza e culpa. Ele pode envolver múltiplas formas de violência: física, psicológica, moral, financeira e sexual. As relações tóxicas são profundamente desgastantes e prejudiciais para a saúde emocional das pessoas envolvidas — tanto em relacionamentos com sinais mais explícitos, quanto naqueles que apresentam características mais sutis de serem reconhecidas.

Entre os sinais que indicam um relacionamento tóxico, destacam-se a falta de apoio, a comunicação tóxica, ansiedade e medo, além de ciúmes, controle, ameaças, críticas disfarçadas de elogios e outros. Se você está em um relacionamento com alguns desses sinais, esse é o momento de procurar entender o que está havendo.

 

É importante perceber os pequenos sinais e buscar ajuda e apoio nas pessoas em quem você confia. A terapia pode ser fundamental nesse processo, de modo a fortalecer as forças pessoais. Lembre-se de amar a si primeiro. E jamais romper a sua rede de amizades, afetos e cuidados por causa de outra pessoa.