Recrutamento e seleção por competências
O processo de recrutamento e seleção é muito estratégico para as empresas, pois tem como objetivo a entrada de novos talentos, os quais devem estar de acordo com a vaga, mas também com a cultura da empresa. Por isso, cada processo seletivo deve ser planejado individualmente.
No processo seletivo por competências, é verificado não somente as competências, conhecimentos e habilidades técnicas, é fundamental avaliar as competências comportamentais e organizacionais, que já precisam estar mapeadas na descrição de cargo, a fim de saber se o candidato se encaixa não somente no perfil da vaga, mas também está inserido na cultura da empresa.
As perguntas para a entrevista devem ser preparadas com antecedência. Aqui vale ressaltar que as perguntas não devem ser as mesmas para todas as entrevistas. No processo seletivo por competências, não pode ser utilizado um questionário padrão, porque o objetivo é avaliar as competências para cada cargo, então as perguntas devem ser elaboradas com base nas exigências do cargo e das competências que o mesmo exige.
Ao elaborar as perguntas, é fundamental ser estratégico para conseguir, através das respostas, identificar o perfil do candidato e a adequação do mesmo às exigências do cargo. Para isso, o entrevistador deve solicitar ao candidato que ele relate situações passadas vividas em trabalhos anteriores. Na resposta, deve ser observado o contexto, a coerência dos fatos, o comportamento, atitude e ação na determinada situação.
Dessa forma, é mais difícil que o candidato invente ou omita informações, pois terá que relatar algo que de fato aconteceu, e o entrevistador fará a análise das respostas e, após, a aplicação de uma avaliação de perfil para cruzar as informações e ter maior assertividade na contratação.