Recomendações de exercício físico – dos 5 aos 17 anos


Nunca é tarde para praticar atividades físicas, mas quanto mais cedo começar, melhor. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os benefícios do exercício em qualquer idade são bem maiores do que qualquer problema que possa ocorrer. Se forem seguidas as recomendações de atividade física sugeridas pela entidade, lesões musculoesqueléticas são incomuns, especialmente se a pessoa começar a se exercitar gradualmente.

Nas próximas edições, falaremos sobre as recomendações de atividades físicas para faixas etárias que vão desde a infância e adolescência até a terceira idade. Hoje, vamos abordar a atividade física para a faixa etária dos 5 aos 17 anos.

A menos que condições médicas específicas indiquem o contrário, crianças e jovens devem ser incentivados a participar em uma variedade de atividades que contribuam para um desenvolvimento natural e sejam, ao mesmo tempo, divertidas e seguras para a sua idade. Nesta faixa etária, a atividade física inclui jogos, brincadeiras, esportes, locomoção, tarefas domésticas, recreação, educação física, além de exercícios planejados, seja no contexto familiar, escolar ou em atividades comunitárias.

A recomendação da OMS é que os jovens de 5 a 17 anos devem acumular ao menos 60 minutos diários de atividade física de intensidade moderada a alta. A ideia é atingir esta meta realizando atividades distribuídas em períodos menores durante o dia (30 minutos pela manhã e mais 30 à tarde, por exemplo). Qualquer tempo superior a esta recomendação mínima resulta em benefícios adicionais para a saúde.

A maior parte da atividade física diária deve ser aeróbica. Atividades de alta intensidade devem ser incorporadas, incluindo aquelas que reforçam músculos e ossos, ao menos três vezes por semana. Dentro dessa faixa etária tais atividades podem ser introduzidas de forma lúdica, envolvendo jogos, corridas, saltos ou outras brincadeiras.

Entre os benefícios da atividade física para os jovens estão:

  • O desenvolvimento saudável dos tecidos musculoesqueléticos (ossos, músculos e ligamentos).

  • O desenvolvimento saudável do sistema cardiovascular (coração e pulmões).

  • O desenvolvimento da consciência neuromuscular (coordenação e controle dos movimentos).

  • A manutenção do peso corporal em níveis saudáveis.

A atividade física também está associada a benefícios psicológicos entre os jovens, auxiliando-os a controlar os sintomas em casos de ansiedade e depressão. Da mesma forma, praticar atividades físicas pode contribuir para o desenvolvimento psicossocial dos jovens, criando oportunidades de auto expressão que lhes proporcionam mais autoconfiança e interação social.

 

Na próxima edição, falaremos sobre as recomendações de atividades físicas para a vida adulta na faixa etária dos 18 aos 64 anos. Até lá!