Oficina das emoções


Além da aprendizagem convencional de conteúdo, é imprescindível que as crianças e adolescentes tenham oportunidades para incremento de outras habilidades para a vida, desenvolvendo comportamentos assertivos, empatia e habilidades de relacionamento. Neste sentido, as habilidades socioemocionais podem ser ensinadas e aprendidas, sendo tidas como fator de proteção para diversas situações de vida.

Estudar e trabalhar as emoções preventivamente se tornam base para lidar com demandas e patologias que afetam a saúde das pessoas, inclusive transtornos como ansiedade e depressão.  A educação socioemocional se faz importante como ferramenta para uma melhor adaptação da criança ao seu contexto, desenvolvendo a longo prazo uma melhor autoestima e empatia.

Dessa forma, a Oficina das Emoções visa promover o desenvolvimento da inteligência emocional com crianças e adolescentes. Através de um espaço interativo, lúdico e com atividades práticas, o objetivo é aprender a identificar as emoções e expressá-las de maneira assertiva.

Para cada fase da vida da criança há um modo mais propício para estimular o desenvolvimento emocional, o que pode ser feito tanto por profissionais quanto pelos familiares. Todos os envolvidos na educação de crianças e adolescentes devem estar atentos e preocupados em propiciar um ambiente que garanta seu pleno desenvolvimento físico, emocional e social. Ao se trabalhar a inteligência emocional nos mais novos, eles poderão se tornar adultos mais responsáveis e conscientes de suas próprias emoções.