O que é sinusite?
Sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face. A doença pode ser secundária a uma infecção ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem dos seios da face.
A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Ela pode ser aguda, quando os sintomas estão presentes por um período inferior a 12 semanas; e crônica, quando a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.
A causa é multifatorial. Apenas 10% das infecções das vias aéreas superiores evoluem para sinusite bacteriana. Os vírus respiratórios, como o rinovírus, o vírus sincicial respiratório e o influenza são os agentes mais comumente envolvidos. Os sintomas mais frequentes são obstrução nasal, rinorréia anterior/posterior, dor/pressão facial e redução/perda do olfato. Outros sintomas que podem estar presentes são halitose, irritação faríngea, dor de garganta, disfonia, tosse, otalgia, plenitude auricular, mal-estar e febre. A rinossinusite crônica apresenta sinais e sintomas menos característicos, geralmente mais brandos.
O diagnóstico é feito, na maioria dos casos, com a história e o exame clínico. Muitas vezes os sintomas são muito brandos e de longa data, sendo necessária a realização da nasofibroscopia ou da tomografia computadorizada, auxiliando assim, o diagnóstico.
O tratamento é realizado com limpeza abundante das cavidades nasais com soro fisiológico, antibióticos e anti-inflamatórios. Sinusite, ao contrário que muitos acreditam, tem cura, podendo se tornar crônica quando o tratamento adequado não é empregado ou em casos que há obstrução da drenagem dos seios paranasais (que podem ocorrer por pólipos, alterações anatômicas), levando a indicação cirúrgica.