O papel das reflexões em nossa vidas
Com o findar de um ano, surgem as reflexões do que aconteceu neste período e planos, metas para o ano que iniciará. Essa retomada do que foi ou não concretizado pode ser importante para avaliar em que aspectos de nossa vida investimos nosso tempo e nossas ações. Mas, especialmente, pode ser fundamental para reflexões sobre o modo como temos feito nossas escolhas e como desejamos seguir adiante.
Refletir criticamente é importante e significa tomar distância dos eventos passados. Ainda, considerar quem somos, como agimos, que escolhas fizemos e que fatores contribuíram para que tenhamos realizado as ações de determinada maneira. Também implica pensar em que futuro estamos produzindo na medida em que escolhemos uma posição ou outra. Significa sair do automático e perceber que nossas escolhas nos tornam quem somos e constroem o futuro.
Nesse processo, há algo importante a ser considerado no que se diz respeito às nossas escolhas que estão sempre situadas em um contexto, pois cada decisão que tomamos é realizada dentro de determinada condição de possibilidades e o momento em que fizemos, muitas vezes outras pessoas estão inseridas nesse plano e como consequência o plano pode mudar, para isso é importante o interesse e diálogo da outra parte.
Com isso vale lembrar de que sim, um balanço de final de ano e o planejamento de ano novo podem ser importantes marcos em nossas vidas. Desse modo, considere as condições de possibilidade que você teve para concretizar aquilo que foi possível e avalie com cautela as ações que entende que deixou de empreender. Tudo isso cuidando de saúde em primeiro lugar!