O papel da ortodontia na avaliação odontológica


A ortodontia é a especialidade da odontologia que não se preocupa somente com a estética, mas sim em devolver saúde ao paciente.

Durante muito tempo, as pessoas procuravam um tratamento ortodôntico apenas quando apresentavam desalinhamento dentário e mal sabiam os benefícios que estavam tendo com essa especialidade. Hoje se sabe que uma alteração no calcanhar do pé pode ter sua origem na má posição dentária.

Entre os benefícios da ortodontia, além de melhorar a estética do sorriso do paciente, podemos citar a melhora das funções da mastigação, funções dos músculos da face e região cervical, devolve saúde a ATM (articulação temporo- mandibular) e ocorre a proteção de outras articulações como as da coluna vertebral. Então, hoje se sabe que um problema dentário não corrigido reflete diretamente na ATM, que por consequência atinge as duas primeiras vértebras da coluna cervical e, em decorrência disso, outras vértebras da coluna e outras articulações do corpo.

Em decorrência da grande preocupação das pessoas com a estética, muitas buscam um sorriso melhor e deixam de lado a função, sendo muitas vezes por falta de orientação do próprio profissional que conduz o tratamento. Quando a saúde e a função não são priorizadas, não há durabilidade dos tratamentos estéticos nos dentes. Portanto, a ortodontia faz o preparo da boca para que outras especialidades possam atuar, como, por exemplo, a conferência de uma faceta ou de uma prótese dentária.

Portanto, quando estamos num tratamento ortodôntico, devemos nos conscientizar que a estética é resultado da saúde e função devolvida ao paciente. E são esses cuidados que garantem a estabilidade do tratamento, tornando-o mais duradouro.

 

Segue uma foto mostrando que uma alteração mandibular pode mudar a cadeia osteomuscular da postura. No caso, aqui, o quadril, refletindo outras partes do corpo.