O impacto da reabilitação oral na qualidade de vida


 

A reabilitação oral é uma área da odontologia onde se considera várias especialidades com o objetivo de restabelecer não apenas a estética, mas principalmente a funcionalidade da saúde bucal do paciente. O tratamento, que envolve várias etapas e práticas, pode incluir apenas um dente ou toda a dentição, trazendo benefícios para a saúde como um todo e para o bem-estar.

Qual é a diferença que um dente de trás pode fazer no seu sorriso ou no seu bem-estar? Muitas pessoas certamente responderiam que nenhuma ou quase nada, afinal, a falta de um dente lá do fundo pode nem ser perceptível. Mas a falta de um dente já desorganiza o que chamamos de sistema estomatognático, que envolve não só os dentes, mas também os músculos e a articulação temporomandibular.

Outro equívoco comum é achar que a reabilitação oral corresponde à substituição de todos os dentes ou a tão temida dentadura. Mas quando falamos de reabilitação, estamos nos referindo a desde um tratamento pequeno, em um único dente por exemplo, até o tratamento de todos os dentes, podendo envolver implantes, facetas, coroas cerâmicas, isso depende basicamente das condições bucais e da necessidade de cada paciente, por isso é importante um planejamento adequado alinhado às condições bucais de cada paciente, levantando, inclusive, informações sobre seu estilo de vida e suas expectativas em relação ao tratamento e ao resultado. É fundamental que o paciente entenda que nos comprometemos a oferecer o melhor para cada caso, com as técnicas mais modernas e com total respeito ao paciente. Estes são fatores indispensáveis para o sucesso do tratamento, independente de qual caminho seguir.

 

A reabilitação oral é capaz de devolver saúde, qualidade de vida, estética e bem-estar à pessoa. O tratamento reabilitador envolve tantas etapas importantes e proporciona diversos benefícios. Por meio dele, removemos focos de infecção dos dentes e da gengiva e damos condições para prevenir o surgimento de novas doenças, restabelecemos a função mastigatória, a melhora da fala, deixamos o sorriso mais estético e harmônico. Basicamente é o equilíbrio entre estética e função, o que está diretamente relacionado à saúde geral do paciente.