O calçado certo para os seus treinos – parte 2


 

Ao contrário do que muitas pensam, por mais caro que possa ser um tênis, ele não dura para sempre. A vida útil do calçado pode variar entre 400 e 600 quilômetros. Outros sinais de que está na hora de comprar um novo é o desgaste do revestimento do forro interno e do solado. Tentar prolongar o uso pode ser prejudicial às articulações, já que o sistema de amortecimento estará fragilizado. Se a ideia é ir além da prática de fim de semana, vale seguir a dica de comprar um número a mais que o habitual, para não sacrificar as unhas. Além disso, é importante ter mais de um par, para que você possa revezar o uso e o solado possa se recuperar até o próximo treino.

O tênis mais adequado para os treinos em academia são aqueles com nylon e couro, além de amortecimento e reforço nas áreas do tornozelo e laterais dos pés. Assim, eles irão aguentar tanto a musculação quanto exercícios com mais impacto, como o step e a dança. Para praticar caminhadas, escolha tênis com cano baixo, solado antiderrapante, que evite escorregões, e amortecimento no calcanhar. Os dedos precisam ter flexibilidade ao mesmo tempo em que o calçado se ajusta perfeitamente aos pés, sem sobrar ou apertar.

Os tênis para corrida, em geral, devem ser mais leves e com um sistema especial de amortecimento para absorver o impacto do pé no chão. Além disso, o modelo deve permitir a transpiração sem deixar umidade. Existem ainda outras características que precisam ser observadas. Todo o solado deve ser revestido por amortecedores, o cano deve ser baixo e de fácil ajuste. Uma dica importante é não utilizar o calçado de corrida para caminhadas ou passeios. O uso frequente pode deformar o sistema de amortecimento e favorecer lesões.

Como a bicicleta é um exercício com menos impacto, o sistema de amortecimento perde um pouco sua importância. Para pedalar, escolha um modelo sem cadarço (que se ajuste ao pé com velcro), com uma ponta pouco saliente e sola rígida. Aquelas que praticam vôlei precisam de tênis de nylon que possuam reforços em couro. Além disso, o sistema de amortecimento é fundamental, já que é o responsável pela impulsão para as cortadas, além de amenizar o impacto na hora de voltar ao chão. Quem prefere o basquete deve prestar atenção ao cano do calçado. Ele deve ser alto, para proteger os tornozelos e evitar lesões, além de amortecedor para aliviar o impacto dos pulos.

O mais importante na hora de comprar o tênis, no entanto, é observar o conforto. Experimente bem o calçado na loja, dando alguns passos com ele para ver se está de acordo com suas necessidades. Em seguida, é só partir para o treino e sentir os benefícios da prática de exercícios.