O calçado certo para os seus treinos – parte 1


Na hora de começar a praticar uma atividade física, não basta apenas procurar um bom profissional. É preciso também prestar atenção ao calçado que você utiliza durante os treinos. Cada modalidade exige um modelo de tênis adequado. Escolher corretamente significa cuidar da saúde dos pés, músculos, articulações e, principalmente, prevenir lesões. Quem se exercita com a opção errada pode sentir dores e até mesmo ser obrigado a desistir, devido a problemas crônicos que são causados pela falta de cuidado como fraturas, tendinites, calos entre outras lesões.

O calçado protege os pés do contato com o solo e ajuda na absorção de impacto. Por isso, atividades como a corrida exigem tênis com sistema amortecedor mais forte, enquanto para pedalar o amortecimento não se faz tão necessário. Além do tipo de exercício que será praticado, é preciso levar em consideração outros fatores na hora de comprar o tênis. Em primeiro lugar, descubra qual é o seu modo de andar. Para isso, você pode fazer o teste da pisada, disponível em boa parte de lojas especializadas.

Existem três tipos de pisada. A pisada pronada é quando a pessoa pisa para dentro, desgastando a parte de dentro da sola mais rapidamente. Existem também aquelas que pisam mais para fora (supinada), gastando a parte externa da sola antes. A melhor forma de caminhar é a neutra, que é equilibrada, e desgasta todo o solado por igual. Outra dica é procurar sempre lojas especializadas para as compras. Produtos mais baratos raramente possuem a mesma qualidade. Por isso, leve em consideração um bom sistema de amortecimento em vez do preço e da estética. Afinal, o foco deve ser a sua saúde.

Reconhecer um tênis desenvolvido para a prática de atividade física é fácil. Em geral, os modelos se destacam pelas molas, bolhas, espumas ou pequenas aberturas laterais. Em contrapartida, os tênis casuais possuem solados simples, sem sistema amortecedor, além de outros detalhes. Por isso, vale evitar utilizá-los para fins esportivos, pois eles não irão prevenir lesões. Algumas marcas lançaram, recentemente, tênis para corrida quase sem amortecimento, que imitam a sensação de estar descalço. Porém, antes de optar por modelos assim, vale consultar um especialista.

Na próxima edição, falaremos sobre os cuidados na escolha do tênis para algumas modalidades esportivas e traremos algumas dicas para auxiliá-lo nessa etapa. Abraço e até lá!