NUNCA DANTES
Camões diz que “por mares nunca dantes navegados” os portugueses chegaram a muitas terras desconhecidas. Eu já digo que nunca dantes nesta Pátria se viu campanha eleitoral tão propícia de gerar desconfiança e temor no povo.
Tendo acompanhado as eleições dos plebiscitos desde 1960 não posso afirmar que antes era uma maravilha. Sempre aconteceram fatos desagradáveis, brigas, ofensas, mas como neste pleito de 2022 nunca vi. Para ver que nem tudo eram flores, em 1959, uma rinoceronte fêmea conhecida como Cacareco, emprestada ao Zoológico RJ pelo Zoológico SP nas eleições municipais daquele ano Cacareco fez 100 mil votos entre os 1.120.000 votos e concorrendo com 450 candidatos a vereador.
Já em 1988, também no Rio, mas desta vez “concorrendo” a prefeito, apareceu o Macaco Tião, que conseguiu 400 mil votos e ficou em terceiro lugar. Na época e até o surgimento da urna eletrônica em 1996, o voto era em cédula de papel e, portanto, o eleitor podia escrever nelas, outros nomes não oficiais, ou mesmo colocar frases jocosas ou ofensivas aos políticos. É claro que os votos se tornavam nulos, mas serviam para o povo protestar quando a situação política estava fora dos eixos. Mas, não tão fora como está neste ano.
Senão vejamos, é deputado quase ex, porque não se reelegeu, dizendo que jovens de Santa Maria e Pelotas merecem ser queimados. Mas logo em Santa Maria onde está latente a lembrança da Boate Kiss, em cujo incêndio morreram mais de duas centenas de jovens. É outro ex deputado, que não se enquadra na lei da ficha limpa e por isso não pode concorrer, tesoureiro mor do mensalão, atirando na Polícia Federal que o foi recolher da prisão domiciliar para levá-lo ao presídio, por não estar cumprindo o regramento da prisão domiciliar. E usou fuzil e jogou granadas
Diante deste quadro muitos brasileiros têm vontade de votar nos cacarecos e tiãos, como sinal de protestos, mas não podendo fazê-lo porque a urna eletrônica não permite, preferem se abster de votar, ou então votar em branco, para ver se os políticos acordam para esta triste realidade de nosso País.