NOROVÍRUS


 

Nos últimos dias estamos ouvindo falar do aumento de casos de pessoas infectadas com Norovírus, principalmente veranistas do litoral catarinense. 

Mas afinal, o que é esse vírus?

O norovírus é pertencente a um grupo viral responsável por desencadear condições como a gastroenterite (diarreia). Por ser altamente contagiosa, é possível que pessoas da mesma família apresentem os sintomas ao mesmo tempo. 

Por isso, conhecer melhor a doença e seus meios de prevenção é fundamental para evitar a disseminação do vírus.

Pessoas infectadas pelo vírus podem apresentar alguns sintomas graves que, se não controlados, podem evoluir para quadros de desidratação. Entre os principais sinais que requerem atenção, estão:

- Evacuações líquidas intensas, sem a presença de sangue nas fezes;

- Vômito;

- Dores de cabeça;

- Dores abdominais;

- Fraqueza e cansaço;

- Mialgias (dor muscular);

- Mal estar.

Geralmente, o paciente começa a perceber os sintomas entre 24 e 48 horas após a exposição ao vírus. E os sintomas costumam durar até 72 hs

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa. Quando uma pessoa consome alimentos ou água contaminados pelo vírus ou contato direto com uma pessoa doente.

A transmissão de pessoa a pessoa pode iniciar até 2 dias antes de iniciarem os sintomas e durar por até duas semanas.

Apesar de não existir um tratamento específico para a gastroenterite causada pelo norovírus, é recomendado que pessoas infectadas sigam em repouso, preferencialmente isoladas de outras para evitar a contaminação. Além disso, a ingestão frequente de água e medicamentos para alívio do sintoma pode tornar o período de recuperação mais fácil.

Por ser um vírus com alto índice de mutação, ou seja, se transforma cada vez que entra e sai do organismo humano, ainda não foi possível desenvolver um imunizante contra a condição. Com isso, a melhor forma de prevenir a contaminação pelo vírus é manter alguns hábitos higiênicos como por exemplo:

- Lavar as mãos antes e após ir ao banheiro;

- Lavar as mãos antes e após a manipulação de alimentos como frutas e verduras;

- Realizar a desinfestação de objetos ou superfícies potencialmente infectadas;

- Evitar a ingestão de alimentos crus ou não lavados;

- Não compartilhar utensílios como talheres, toalhas e outros objetos pessoais.

Caso esteja convivendo com uma pessoa infectada pelo norovírus, evite o contato muito próximo, utilize sempre máscaras, não leve as mãos ao olho, boca e nariz, uma vez que as vias respiratórias são a principal porta de entrada para esse tipo de doença.

 

Em caso de dúvidas ou sintomas muito exacerbados, como desidratação e sangue ou pus nas fezes, procure atendimento médico.