Nabo forrageiro e seus benefícios para o sistema plantio direto
Um dos pilares de um sistema de plantio direto de qualidade é o uso da rotação de culturas, incluindo plantas de cobertura que possibilitem a melhoria de atributos do solo, além de servir como fonte de cobertura para ele, minimizando o efeito da erosão superficial. Dentre as plantas de cobertura com aptidão para uso no sistema de rotação de culturas, antecedendo a cultura do trigo, podemos destacar o nabo forrageiro (Raphanus sativus L.), planta cujas características incluem sistema radicular agressivo, elevada produção de biomassa e ciclagem de nutrientes do solo.
Por possuir um sistema radicular pivotante e agressivo, o nabo forrageiro é utilizado em muitas ocasiões como cultura descompactadora do solo, entretanto, seus benefícios vão além da descompactação do solo e ciclagem de nutrientes. Conforme destacado por Jackson E. Fiorin – pesquisador da CCGL, o nabo forrageiro possibilita inclusive a maior infiltração de água e corretivos no solo.
O sistema radicular do nabo forrageiro possibilita a abertura de “orifícios” no solo, os quais contribuem para a infiltração de água em maiores profundidades no perfil do solo. Essas “galerias” podem ser utilizadas, inclusive, para potencializar a distribuição de corretivos da acidez do solo nas camadas mais profundas.
Além das tradicionais ações na descompactação do solo e ciclagem de nutrientes, o nabo forrageiro, quando inserido de forma adequada no sistema de produção, pode ser uma interessante ferramenta para o manejo da fertilidade do solo, possibilitando com que corretivos de acidez distribuídos em sucessão atinjam camadas mais profundas do solo.