Mudança de Paradigma
Paradigma pode ser descrito como uma percepção, um pressuposto, um padrão, uma referência mental, paradigma é a forma como vemos, percebemos e interpretamos a vida e o mundo. Esta interpretação costuma ocorrer de duas formas: a forma como vemos as situações, baseado em nosso ponto de vista e a maneira como as situações deveriam ser baseadas em valores éticos e morais.
Cada pessoa carrega consigo valores e crenças que foram constituídos na infância. Tais valores e crenças determinam a maneira de pensar, agir e sentir. Cada ser humano costuma enxergar o mundo pelo seu ponto de vista, da maneira que acredita ser coerente com o que aprendeu, através de suas experiências e vivências.
Pode-se dizer que paradigmas são padrões mentais utilizados, sendo assim mudá-los não é tão simples, pois exige sair da zona de conforto, quebrar barreiras e crenças interiores, superar desafios, exige estar aberto e ser flexível a mudanças, além de muito autoconhecimento, humildade, vontade de aprender, de mudar e evoluir.
Os paradigmas também podem ser responsáveis pela geração de conflitos, divergências de ideias e opiniões, pois nem sempre conseguimos ver e interpretar as situações como elas realmente são, na maioria das vezes interpretamos de acordo com nossos paradigmas.
Para quebrar um paradigma é necessário reconhecê-lo, entender o impacto deste paradigma em todos os âmbitos da vida, seja na área familiar, social ou profissional. Também é necessário romper algumas crenças e hábitos e pensar fora da caixa.
Neste processo de mudança, também é necessário uma auto avaliação de quais hábitos estão enraizados em você e quais as consequências e impactos desses hábitos na sua vida. Após identificá-los, é importante procurar alternativas e ferramentas que ajudem no processo de mudança, dessa forma você sairá do piloto automático e repensará suas ações, atitudes e comportamentos.