Liderança e gestão de resultados


Liderar é ter a habilidade para incentivar, influenciar e gerir pessoas na busca de objetivos, fazendo com que toda a equipe esteja seguindo na mesma direção, com comprometimento e dedicação para atingir as metas. É desafiador o papel da liderança, visto que não se trata somente de gerir pessoas, mas também de ser responsável pelos resultados entregues pelo time.

É muito importante que os líderes tenham autoconhecimento e humildade para saberem quais seus pontos fortes, para buscar potencializá-los, mas também os pontos que precisam ser desenvolvidos, assim estarão sempre buscando novos conhecimentos, desenvolvendo novas habilidades, para estarem preparados para gerir equipes de alto desempenho.

Além disso, o líder precisa comunicar e sensibilizar a equipe sobre quais as metas que precisam ser alcançadas e o caminho a ser percorrido para obter os resultados. É fundamental que as metas sejam claras, tangíveis e alcançáveis. Um plano de ação pode facilitar esse processo. Além da questão da clareza das metas, os colaboradores precisam estar engajados com o objetivo a ser alcançado e motivados para encarar o desafio.

Diante deste contexto, o estilo de liderança praticado pelo líder, vai influenciar diretamente no atingimento dos resultados organizacionais, pois o líder é visto como exemplo para seus liderados e seu comportamento e atitudes podem engajar ou não o time. Colaboradores engajados com um propósito darão o seu melhor pela empresa, contudo a falta de engajamento não vai trazer comprometimento, e sem este os resultados podem ficar comprometidos.

 

O ambiente externo também deve ser considerado, sendo assim é fundamental durante o planejamento estratégico avaliar muito bem as oportunidades e ameaças existentes no mercado a fim de criar estratégias internas para alcançar o que foi planejado. Uma gestão de pessoas eficiente, coerente e empática pode contribuir muito para a geração de resultados, pois quem gera resultados são as pessoas, sem elas não existem resultados.