Inclusão e diversidade
A diversidade vem sendo tema de vários eventos de gestão de pessoas e liderança, devido a relevância que este tema vem tendo para as pessoas, sociedade e organizações. As novas gerações que estão entrando no mercado de trabalho trazem consigo essa temática e acabam reforçando para as demais gerações a importância da inclusão e da diversidade na sociedade.
Nas organizações existem diferentes gerações de idade, de comportamentos e de perfil, e os líderes precisam utilizar ferramentas de gestão de pessoas para trabalhar e gerir cada um através de suas singularidades. Com a diversidade não é diferente, é necessário quebrar alguns paradigmas e entender que a diversidade vem somar, vem para trazer inclusão, novas ideias, inovações e possibilidades de fazer com que todos tenham as mesmas oportunidades e possam crescer e se desenvolver.
Antes de qualquer julgamento, é necessário olhar para as pessoas, para os profissionais, a fim de identificar suas competências, habilidades e atitudes, identificar as hard skills e soft skills, que possam contribuir para as atividades e não deixar que questões particulares de escolhas individuais, venham a ser motivo de julgamento, desmerecimento ou discriminação.
A diversidade traz diferentes pontos de vista, diferentes formas de pensar e agir que podem contribuir com as organizações na resolução de problemas, gerando resultados. A diversidade traz inclusão, traz oportunidades e faz com que as empresas, colaboradores e a sociedade aprendam a entender, respeitar, superar e crescer com as diferenças.
É necessário promover nas pessoas o senso de pertencimento, senso de dono, para termos profissionais motivados e engajados com o propósito das organizações. Não somos iguais, cada indivíduo tem suas particularidades, seus comportamentos, suas crenças, sua identidade, e isso faz com que nos diferenciemos uns dos outros e que juntos como equipe, nossos conhecimentos e esforços se unam pelo mesmo propósito.