Hipertensão e exercício físico - parte 2


Como explicado no artigo anterior, hipertensão e atividade física são bons parceiros tanto na prevenção quanto no controle. No entanto, é importante ressaltar que tanto os exercícios predominantemente aeróbicos (andar, nadar, correr, pedalar, dançar) quanto anaeróbicos (musculação, piques de velocidade, saltos) devem ser supervisionados. Isso porque, durante a prática do exercício físico há um consumo maior de oxigênio, o que faz a musculatura do coração trabalhar mais rápido para bombear o sangue. 

A realização frequente de atividade física contribui para elevação do bom colesterol, o chamado HDL. Dessa forma, o exercício físico também pode melhorar os níveis de glicose, diminuir a obesidade e controlar a hipertensão arterial.

Ao praticar atividades físicas, o cérebro ainda libera substâncias que aumentam o nível de prazer, como as endorfinas, auxiliando na melhora da qualidade de vida. Para você manter uma rotina saudável e dentro dos seus limites, a dica é procurar o auxílio de um médico e de um profissional de educação física, antes de começar uma prática esportiva.

Afinal, assim como a automedicação, fazer exercícios sem a devida orientação pode causar um efeito inverso, como um ataque cardíaco durante uma corrida em caso de pessoas hipertensas. Isso porque tudo tem de ser equilibrado e de acordo com as características individuais de cada um. Os exercícios físicos irão agir no seu organismo diminuindo a atividade do sistema nervoso simpático, que é o responsável pelo aumento da frequência cardíaca (FC). A prática regular da atividade física diminui a FC e esta é uma forma mais econômica do coração trabalhar, ajudando no controle da pressão arterial (PA).

Além disso, as atividades físicas melhoram o endotélio. É uma camada que reveste o interior das artérias, ou seja, os movimentos relaxam os vasos e facilitam a passagem de sangue. Com isso, a queda nos níveis de pressão é notória. No entanto, é preciso manter a regularidade para os avanços não se perderem. 

Vale lembrar que os hábitos saudáveis são essenciais na questão da hipertensão e atividade física. Portanto, é importante você buscar um estilo de vida que contemple também uma alimentação saudável, rica em nutrientes saudáveis, sais minerais e cereais como frutas, legumes, verduras, proteínas e carboidratos na dieta. Beba água frequentemente, evite o excesso de álcool e abandone o tabagismo, caso seja fumante. Procure evitar situações de estresse e mantenha uma vida social ao lado de pessoas que você ama.

 

Adote hábitos de vida saudáveis, pratique exercícios REGULARMENTE E COM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Sua pressão arterial e saúde agradecem! Até a próxima.