Hipertensão e exercício físico


A vida agitada do dia a dia e o consumo cada vez maior de produtos industrializados, ricos em sal, estão contribuindo para o aumento dos casos de pressão alta no Brasil e no mundo. Como a doença é causada por uma interação entre fatores genéticos e o estilo de vida — como o sedentarismo, obesidade e os hábitos alimentares não saudáveis — a atividade física é uma prática perfeita tanto para prevenção quanto para tratamento. Aliás, movimentar o corpo é uma atitude que faz bem para vários aspectos da vida, inclusive para melhorar a autoestima e a motivação. 

 

A hipertensão é caracterizada pelo aumento anormal da pressão arterial (PA), que faz o sangue circular pelas artérias (vasos que saem do coração e levam oxigênio e nutrientes para todo o corpo). Dessa maneira, o aumento da pressão arterial faz com que a parede das artérias fique hipertrofiada (maior espessura), impedindo o fluxo natural da circulação.

 

Com isso, ao longo de 24h, uma pessoa pode experimentar inúmeras variações nos níveis da pressão arterial (PA). Afinal, as atividades exercem influência na situação. Quem está deitado tem uma pressão muito menor em comparação a um cidadão que esteja subindo escadas. Isso acontece porque o cérebro avisa ao organismo que precisa de mais energia quando nos movimentamos.

 

No entanto, ao ser praticado com regularidade e orientação de profissionais de educação física, os exercícios físicos auxiliam na eliminação do calor e energia por meio da vasodilatação e suor, fatores essenciais para reduzir os níveis de pressão alta. Quem apresenta milímetros de mercúrio iguais ou superiores a 14 por 9 em grande parte do tempo pode ser considerado um hipertenso, com riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, respiratórias, renais e até mesmo vasculares como o derrame cerebral.

 

Na próxima edição, falaremos sobre a relação entre hipertensão e atividade física, opções seguras de exercício físico e como a atividade física diária pode ser benéfica na prevenção e tratamento da hipertensão. Até lá!