Herbicidas pré-emergentes e Manejo da resistência
Herbicidas pré-emergentes: importância da sua utilização no manejo de resistência aos herbicidas
Em geral, plantas daninhas apresentam crescimento rápido, alta capacidade de reprodução, de dispersão e de se estabelecer e perpetuar em determinado local. Por isso a necessidade de adotar um manejo preventivo, especialmente com a aplicação de herbicida pré-emergente. Esses herbicidas são produtos químicos utilizados no controle de plantas daninhas antes da emergência das mesmas, aplicados sobre o solo ou palhada e que possuem efeito residual.
Aplicar o herbicida pré-emergente auxilia no manejo de plantas daninhas e retarda a pressão de seleção que favorece o crescimento de plantas resistentes aos herbicidas. Além disso, possibilita que a cultura de interesse se desenvolva antes das plantas daninhas, adquirindo vantagens competitivas.
Manejo da resistência: Evite o pousio sem cultura de cobertura
O pousio é o período de entressafra em que a área de produção agrícola fica sem o plantio de cultura de interesse. Nesta época, é importante controlar as plantas daninhas e preparar a área para as próximas safras.
Uma das práticas agronômicas que contribuem para isso é o plantio de uma cultura de cobertura. Esta estratégia protege e preserva o solo e auxilia no controle de plantas daninhas, pois após a colheita podem ficar no solo sementes de plantas daninhas em dormência e, em condições favoráveis, livres de competição com outra cultura e não encontram nenhuma barreira física, vão germinar e acarretar uma série de dificuldades de manejo. Além disso, a cultura de cobertura auxilia na retenção de água e a manter a umidade do solo