Gestão de pessoas por competências


A Gestão de Pessoas por Competências é um modelo de gestão estratégico, que visa o mapeamento das competências técnicas, comportamentais e organizacionais necessárias para cada cargo. Após fazer esse mapeamento, é necessário criar indicadores de competências.

No momento da contratação já deve ser aplicado a metodologia de Gestão por Competências. Ao realizar o recrutamento e seleção é importante analisar a descrição de cargos para formular perguntas com base nas competências técnicas, comportamentais e organizacionais necessárias para o cargo. Importante ressaltar que é na descrição de cargos que o mapeamento das competências e os indicadores das competências é realizado.

Após a contratação, toda a gestão do colaborador deve ser realizada com base nas competências exigidas para o cargo. O momento de fazer essa análise é na avaliação de desempenho por competências, que deve conter metas, indicadores de desempenho, as competências técnicas, comportamentais, organizacionais e os indicadores das competências.

Com o resultado da avaliação de desempenho o gestor saberá quais as competências estão de acordo com o cargo e quais precisam ser desenvolvidas. Para o desenvolvimento de competências o RH precisa fazer o planejamento de treinamentos com temáticas e conteúdos que tenham como objetivo o desenvolvimento de determinada competência.

Após a realização do treinamento é importante o gestor mensurar através de indicadores de performance se os gaps foram eliminados com o treinamento. O objetivo da Gestão por Competências é alinhar o colaborador com as exigências do cargo, a cultura da empresa, mantendo um bom clima organizacional, o qual valorize e retenha os talentos e gere resultados.