Facetas dentárias


Com a evolução dos materiais odontológicos na área da estética, principalmente em relação a facetas dentárias, hoje podemos realizar excelentes trabalhos nos pacientes sem necessidade de grandes desgastes dentários, devolvendo função e auto estima.

A odontologia sempre esteve muito preocupada e voltada em devolver saúde bucal aos pacientes, devolver função através dos aparelhos ortodônticos e, além disso, hoje há uma preocupação em devolver a estética ao paciente e auto estima que deve ser de forma consciente.

As indicações para confecção das facetas dentárias são: fechamento de espaços entre os dentes, quando a ortodontia não consegue realizar; em dentes muitos pigmentados em que o clareamento dental não consegue uniformizar; em dentes que sofreram desgastes, diminuindo a dimensão vertical do paciente, onde a faceta é muito bem indicada para devolver saúde e função.

E as facetas podem ser confeccionadas de resina composta ou cerâmicas. As duas apresentam boa qualidade quando bem indicadas, porém as de cerâmicas têm apresentado uma durabilidade maior.

A indicação da faceta dentária deve ser sempre realizada pelo profissional de odontologia especializado perante uma criteriosa avaliação para um maior sucesso e durabilidade.

 

Abaixo um exemplo de um paciente com desgaste severo em seus dentes naturais e logo em seguida um estudo de caso(DSD) com facetas para recuperação do sorriso e função.