Faceta em Resina Composta: o que é?


A faceta de resina é uma entre várias técnicas com faceta dentária laminada para recuperar ou transformar a cor e forma dos dentes. Para isso, ela precisa recobrir toda a parte estética (visível) dos dentes com lâminas de resina composta, um material resistente e capaz de reproduzir as propriedades de cor, transparência e opalescência presentes nos dentes naturais.

São vários os problemas estéticos que podem ser corrigidos. Do fechamento de espaços entre dentes, como os diastemas, à alteração da cor, das correções de forma à otimização estética após tratamento com aparelho ortodôntico. Conheça algumas das indicações da faceta de resina:

 

fechamento de diastemas (espaço entre os dentes);

fechamento de “black spaces” (espaço escuro entre os dentes);

correção de cor;

correção de forma;

aumento de comprimento e volume dos dentes;

recuperação de desgastes causados por bruxismo.

 

Apesar de versátil, nem todo problema de cor, forma e alinhamento dos dentes pode ser recuperado por esta técnica. Entre estes casos estão o apinhamento dental, em que os dentes estão “amontoados” uns sobre os outros, e também o bruxismo severo, em que mais de 20% dos dentes anteriores já estão desgastados. Nesses casos geralmente está indicado a reabilitação com cerâmica odontológica.

 

O tratamento é iniciado após os exames clínicos e fotográficos realizados para comprovar se a técnica pode realmente ser feita. A faceta de resina tem funcionamento simples. Aplicada, camada a camada, diretamente sobre os dentes, são construídas lâminas que conferem todas as características de cor e forma presentes nos dentes naturais. A cor, que pode ser selecionada a partir de uma paleta de cores disponíveis pelo fabricante, é escolhida pelo próprio paciente. 

 

Na maioria dos casos, a faceta em resina composta dispensa o desgaste dentário, se tornando um procedimento minimamente invasivo, com preservação máxima da estrutura dental.