Estratégias para dominar a procastinação
A procrastinação é um comportamento relacionado ao atraso ou adiamento de tarefas e decisões, geralmente associado a grande sofrimento psicológico. Apresenta componentes cognitivos, emocionais e comportamentais, que fornecem uma sensação de conforto temporária ao procrastinador ao evitar uma tarefa aversiva.
O comportamento de procrastinar gera prejuízos em diferentes contextos e situações, tanto em escolas, como no trabalho e até mesmo na vida pessoal. Dessa forma, compreende-se que a procrastinação tem efeitos negativos para a qualidade de vida das pessoas, de modo geral. Neste sentido, diferentes abordagens terapêuticas focam em como lidar com a procrastinação, dentre as quais: a Terapia Racional Emotiva e a Terapia da Atenção Plena.
Para isso, algumas estratégias podem ser úteis para dominar a procrastinação e evitar prejuízos. Estabelecer um objetivo observável, específico e concreto. Por exemplo, substituir “eu preciso limpar a minha casa” por “eu quero limpar e organizar minha garagem até dia 20 de setembro”. Pense pequeno ao invés de grande e escolha um objetivo aceitável e alcançável, foque em uma coisa por vez. Divida uma tarefa em pequenas ações. Cada ação é mais facilmente atingível do que uma grande tarefa.
Seja realista sobre o tempo necessário para realizar as atividades. Pergunte a si mesmo: “quanto tempo a tarefa vai realmente tomar?” e “quanto tempo eu tenho disponível?”. Organize seu tempo e estabeleça horários para cada atividade. Esteja ciente de que haverá obstáculos e contratempos, mas eles não significam que você é incapaz, apenas deverão ser resolvidos.
Sempre que possível, delegue. Aprenda a dizer não, evite se envolver em muitos projetos desnecessários, dê prioridade ao que realmente é importante. Recompense o seu progresso ao longo do caminho, foque no esforço e não apenas no resultado. Apenas comece, dê um pequeno primeiro passo. Lembre-se: uma jornada de mil quilômetros começa com um único primeiro passo.