Estragaram o meu Natal
Uns anos atrás, cheguei em uma comunidade para celebrar a missa de Natal e logo na porta de entrada uma senhora me disse: “estragaram o meu Natal. Então perguntei: “o que aconteceu?” A senhora disse que uma briga com a amiga havia estragado o seu Natal. Naquele momento, olhei firme nos olhos dela e disse: “você sabia que também tentaram estragar o Natal do menino Jesus ?”
Ela tomou um susto e ficou sem jeito. Continuei falando: “você lembra que Maria e José não encontraram nenhum lugar para se hospedarem na cidade de Belém e tiveram que fazer o parto do menino Jesus em uma estrebaria suja e no meio de animais? ” Agora eu pergunto a você: “Nossa Senhora e São José reclamaram que as pessoas estragaram o Natal do filho deles? Eu garanto que não existe uma única reclamação nos evangelhos saindo da boca de Maria e de José. Antes de reclamar, Maria e José foram encontrar soluções para os seus problemas.
Ninguém pode estragar o nosso Natal. Concordo que existem pessoas e situações que tentam estragar o nosso Natal e o nosso final de ano. Porém, nenhuma situação ou pessoa tem o poder de estragar o nosso Natal. Uma coisa é certa: em todos os natais sempre haverá pessoas e situações querendo acabar com a nossa alegria. Por isso, quero lembrar uma frase do Papa Francisco: “não deixemos que nos roubem a alegria”.
Durante a nossa vida sempre terá pessoas e situações querendo roubar a nossa alegria. Temos que resistir fortemente. E a celebração do Natal em família é uma grande prova que, apesar das dificuldades das relações familiares, nada pode roubar a alegria de ter uma família.
Que a família de Nazaré seja fonte de inspiração para você e sua família superarem todas as tristezas e dificuldades. E lembrem-se: as pessoas não podem estragar o seu natal. Só você tem a capacidade de “estragar” o próprio natal. Por isso, assuma a responsabilidade de proporcionar um feliz natal a você e a sua família.
Por fim, em nome dos freis capuchinhos, quero desejar um feliz e alegre natal a você e sua família. Paz e bem!