Deus nos quer totalmente sãos


Deus nos quer inteiramente sãos (ou seja, sem doenças mentais, feridas emocionais ou enfermidades físicas). Ele deseja uma saúde total em nosso espírito, alma e corpo. O pecado prejudica as nossas próprias vidas e também as vidas dos outros - geralmente das pessoas que amamos. O pecado pode causar uma enfermidade no espírito, na alma e no corpo. Somente Deus pode curar estas três diferentes partes das nossas vidas (espírito, alma e corpo) e, uma vez mais, fazer-nos totalmente sãos. Como as palavras de Jesus trazem esperança e consolo à alma alquebrada quando Ele diz: “Vai em paz, a tua fé te fez totalmente sã”.

Sim, Deus quer curar as partes despedaçadas e feridas de nossas vidas. O Espírito Santo quer que todas as partes do nosso ser estejam ilesas, saudáveis, e fortes. Ele deseja trazer vida e poder aos nossos espíritos, restaurar as nossas almas e trazer cura aos nossos corpos. Estas são as bênçãos que “a nossa grande salvação” fornece para cada um de nós. O espírito do homem se relaciona verticalmente com Deus. A alma se relaciona, inteiramente, consigo própria. O corpo se relaciona externamente com o mundo.

Para que este homem, que é constituído de três partes, seja totalmente são, cada parte precisa estar em harmonia com as outras. Cada parte tem um papel ou função especial a cumprir no bem estar de todas as pessoas. O escritor do Livro de Hebreus afirma claramente que há diferença entre o espírito e a alma do homem: “A Palavra de Deus é viva e poderosa”. É mais penetrante que uma espada de dois gumes, que pode cortar profunda e rapidamente. Ao fazer isto, ela divida e separa a alma do espírito. (Hebreus 4:12)

Para uma melhor compreensão e entendimento, a palavra grega referente a “espírito” é pneuma, que significa “respiração”. A enfermidade pulmonar chamada de “pneumonia” tem a origem do seu nome neste termo. A palavra grega referente a “alma” é psuche. A psicologia, portanto, é o estudo da alma (ou mente) do homem. Finalmente, o termo grego referente a “corpo” é soma. As doenças “psicossomáticas” (alma-corpo) são disfunções do corpo causadas por problemas mentais e emocionais (relacionados à alma).

O espírito é a parte do homem que é ciente ou consciente de Deus (conhecimento de Deus). Ele é “vivificado” pelo Espírito de Deus por ocasião da salvação através de Jesus Cristo. A alma é a parte do homem que se torna consciente ou ciente de si próprio (auto-conhecimento). É o centro do nosso ego ou da nossa personalidade. Já o corpo é a parte do homem que é ciente do mundo externo e reage de acordo com ele (conhecimento do mundo).

Portanto, o espírito do homem não funciona plenamente devido ao pecado. Por isso que é necessário o homem nascer de novo, ou seja, como seu espírito esta incapacitado, devido ao pecado, ele não funciona apropriadamente em harmonia com o Espírito de Deus. Então, quando o homem se arrepende de seus pecados e recebe a Cristo como seu salvador, o seu espírito começa a corresponder e a interagir com o Espírito de Deus.

 

Sim, Deus quer que estejamos totalmente saudáveis e íntegros diante Dele. Entrega a tua vida a Ele, confie Nele, e o mais Ele tudo fará. Que Deus te abençoe.