Desvio de septo nasal
O septo nasal significa parede e é essa parede que separa o nariz em duas cavidades. Ela é composta de cartilagem na parte anterior e osso na posterior.
O desvio do septo nasal está presente em 80% das pessoas em diferentes graus de severidade. Pode ocorrer devido ao crescimento exagerado da cartilagem, o que leva a tortuosidades ou a traumas nasais que geralmente passam despercebidos durante a fase de crescimento e levam a sintomas na idade adulta.
Os sintomas são obstrução nasal (nariz entupido), cefaléia (dor de cabeça), respiração bucal, ronco noturno e apnéia do sono, voz anasalada, fadiga precoce ao realizar atividade física e, muitas vezes, o desvio pode estar associado a um aumento das conchas nasais inferiores, que são estruturas da parede lateral do nariz, que aumentam os sintomas acima.
Nem todas as pessoas com desvio septal necessitam de cirurgia, isto depende do grau do desvio e principalmente dos sintomas apresentados. A realização de exames de imagem auxiliam muito no diagnóstico. A escolha é pela tomografia computadorizada dos seios da face ou a nasofibroscopia, que é uma câmera que filma a cavidade nasal. O ideal é que se opere após os 16 anos de idade, quando já está encerrada a fase de crescimento septal.
A septoplastia é realizada sob anestesia geral. Tem a duração de aproximadamente 60 minutos e o paciente fica internado por pouco tempo, com alta no mesmo dia. A cirurgia é realizada sob visão endoscópica (vídeo), na qual consegue reparar precisamente o desvio, ocorrendo menos sangramento, pouco edema pós operatório, sem o uso de tampões pós operatório, permitindo que receba alta no mesmo dia. O paciente vai para casa respirando.
O que se espera da cirurgia é o alívio dos sintomas do paciente e esta cirurgia tem apresentado excelentes resultados, melhorando significativamente a qualidade de vida. Eventualmente há necessidade de um retoque cirúrgico se o paciente persistir com sintomas, porém isto ocorre na minoria dos casos.