Datas comemorativas
Por motivos alheios a minha vontade e deste jornal, a última edição não publicou minha coluna, mas estamos na lida.
No dia 20, foi celebrado o Dia da Consciência Negra que, por sinal ,surgiu no nosso Estado, há justamente 50 anos. Vinte de Novembro é a data da morte de Zumbi dos Palmares, que liderou a revolta dos escravos que fugiam da servidão e se reuniam em quilombos, tendo sido o mais importante o de Palmares, sob o comando de Zumbi.
Os descendentes destes e outros escravos entendem que é mais correto festejar-se o 20 de Novembro como símbolo de sua liberdade do que o 13 de Maio, data que em 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, terminando com o cativeiro dos negros no Brasil. Ela também assinou a Lei do Ventre Livre, em 28.09.1871, que libertava todos os filhos de escravas nascidos a partir daquela data. Claro que estas duas leis e mais a dos Sexagenários (28.09.1885) eram imperfeitas, mas bem ou mal, o regime escravocrata foi extinto sem guerra, o que não foi o caso dos Estados Unidos. Não contesto a data da Consciência Negra, somente penso haver uma injustiça em relação à Princesa Isabel, ao tentar alijá-la da história do fim da escravidão no Brasil. A propósito, no dia 14 deste mês, completaram-se os 100 anos de sua morte (21.11.1921). Alguém viu alguma referência ao fato? Total esquecimento. Sem ela, talvez tivéssemos enfrentado uma guerra civil para acontecer a abolição dos escravos.
E, no dia 19, foi o Dia da Bandeira no Brasil, oficializada em 19.11.1889. Já escrevi aqui e alhures que o nosso sagrado pavilhão não é conhecido e respeitado como deveria ser. Determina a legislação que, nessa data, a Bandeira Pátria seja hasteada ao meio-dia, permanecendo assim até às 18 horas. Houve por este Brasil afora alguma cerimônia comemorativa? Creio que nas Forças Armadas e Polícias Militares estaduais e quiçá alguma repartição pública tenha acontecido, mas com a participação do povo houve?
Virou moda agora muitos políticos fazerem uso da Bandeira, mas, diga-se, a bem da verdade, mau uso. Um dia Auriverde Pendão será respeitado.