Culpado ou inocente, o livro


No final de 2021, houve o lançamento do livro Culpado ou Inocente, cujo autor é o renomado advogado criminalista de Passo Fundo, Dr. Daniel Viuniski. Viuniski é farmacêutico-químico, professor e, aos 40 anos de idade, formou-se em Direito, pela Universidade de Passo Fundo. Abraçou a profissão de advogado, fazendo dela seu verdadeiro sacerdócio. Embora tenha a paixão e o orgulho de, durante quase 50 anos, ter sido professor da cadeira de química.

Optou pela advocacia criminal e passou a trabalhar no Tribunal do Júri. Em sua trajetória na área, trabalhou em mais de 400 júris. Na maioria deles como defensor, algumas vezes também, o assistente de acusação. 

No auge da pandemia Covid-19, em 2020, resolveu contar em um livro sua atuação no Tribunal do Júri. Escolheu 50 casos, que acabou em 56, e relatou-os numa obra literária de muito bom gosto. Seu texto é enxuto e refinado e de fácil leitura. Deixou de lado o linguajar técnico jurídico, para que, além dos advogados e estudantes de direito, outros leitores pudessem entender exatamente o seu trabalho e o que ocorreu nos salões acarpetados dos Tribunais.

O Dr. Viuniski trabalhou em casos famosos, de repercussão, como o homicídio chamado Caso Záffari, em Passo Fundo; um homicídio de uma menina de 12 anos, na cidade de Lages, motivado por uma herança; na cidade de Soledade, a morte de um advogado em plena praça da cidade, numa quente noite de verão. Este caso foi o ápice de uma série de bárbaros crimes ocorridos na cidade; um caso de suposto homicídio, que provou-se ter sido suicídio, em Vila Maria, numa tese inédita de defesa; e muitos mais. 

 

Tive a honra e o orgulho de ter participação na elaboração do livro, que foi absoluto sucesso de vendas. Convidado pelos diretores do jornal Fator Regional, a colaborar com textos, iniciou minha trajetória comentando esta obra inédita. Boa leitura e muito obrigado.