Consumo de óleos na alimentação e a associação com a saúde


 

A gordura sempre é associada aos malefícios que causa na saúde, especialmente àqueles ligados a problemas cardiovasculares, como infarto, arritmia e AVC. Mas a verdade é que, em dose e qualidade certas, ela não só faz bem como é essencial para o nosso corpo. Isso porque esse tipo de alimento exerce funções vitais, como manter a temperatura corporal, ajudar na síntese de hormônios, conferir saciedade, transportar vitaminas para o sistema imunológico e manter a integridade de todas as células do corpo.

 

Uma dieta saudável deve ser composta por, no máximo, 30% de gordura, sendo que apenas 10% desse total devem ser formados por gordura de origem animal (do tipo saturada). Óleos vegetais são boas fontes de gorduras saudáveis.

 

Gorduras insaturadas são aquelas mais conhecidas como “gorduras boas” e há dois tipos: poli-insaturada e monoinsaturada. O primeiro tipo é mais encontrado em peixes oleosos como arenque, salmão, cavala, atum e sardinhas; em óleos e cremes vegetais. Já a gordura monoinsaturada, é encontrada em azeites; em nozes como castanhas do Pará, amêndoas e avelã; e no abacate. As gorduras saturadas e trans, muitas vezes chamadas de “gorduras ruins”, pedem moderação em seu consumo, já que, em excesso, são uma das principais causas de colesterol elevado e outros problemas de saúde. 

 

Mas afinal, quais são as melhores opções de óleos para cozinhar? 

 

Óleo de coco extravirgem: É o óleo extraído do coco e é essencialmente composto por gorduras, e em maior parte pela saturada. Porém, os triglicerídeos são de cadeia média (TCM), e não de cadeia longa, por isso, são mais bem absorvidos pelo corpo, principalmente no fígado, sendo logo convertidos em energia (e não acumulados em forma de gordura no corpo).

 

Manteiga Ghee: Não é óleo, e sim um tipo de manteiga clarificada, muito utilizada na culinária indiana. A ghee é uma gordura que pode ser feita com leite de vaca ou de búfala.  É considerada uma gordura mais saudável do que a manteiga, tendo diversos benefícios para a saúde. Ela é livre de lactose, não contém sódio e é de fácil digestão.

 

Azeite de oliva: Fonte de gordura monoinsaturada, esse é um dos melhores óleos para ter na cozinha, especialmente por ajudar no controle do colesterol. Com a presença significativa de gorduras monoinsaturadas, e um pouco de gorduras saturadas e poli-insaturadas, este óleo traz inúmeros benefícios ao nosso corpo.