Comunicação Não Violenta


A comunicação não violenta (CNV) tem como objetivo manter uma comunicação clara, com base na empatia e no respeito, para que as divergências de ideias e opiniões possam ser faladas e resolvidas, sem gerar conflitos. Para colocar em prática a CNV é necessário observar os comportamentos e sentimentos da pessoa que está se comunicando, escutar na essência, e procurar entender a mensagem que está sendo transmitida antes de buscar respostas, ou oposições.

A comunicação não violenta tem como base quatro pilares, sendo o primeiro pilar a observação. Esta se refere a saber observar e entender a situação de forma neutra, sem fazer interpretações e julgamentos. Também é importante ter autoconhecimento, para entender se a maneira que você esta se comunicando esta sendo clara, eficiente e entendível. 

O segundo pilar é o sentimento. É fundamental entender quais os sentimentos que estão sendo gerados durante a comunicação, como, raiva, medo, felicidade, entre outros. Escolher as palavras adequadas, bem como as expressões e tom de voz utilizados na comunicação, podem gerar conexões e sentimentos positivos, mas também negativos, dessa forma dificultando a interação e a criação de vínculos entre as pessoas.

O terceiro pilar são as necessidades. Depois do sentimento ser despertado, é preciso entender quais as necessidades que estão ligadas a estes sentimentos. Quando expressamos as nossas necessidades, existe uma chance maior de sermos compreendidos. É importante considerar as diferentes formas de pensar e agir, não é necessário que todos concordem, mas que exista respeito pelas diferentes opiniões e que se possa chegar em um consenso.

E o quarto pilar é o pedido, onde é possível solicitar de forma positiva sem parecer uma ordem, o que precisa ser feito, se certificando que a mensagem foi entendida da forma correta. Somos seres racionais e emocionais, na CNV os sentimentos e emoções precisam ser considerados e respeitados para que a comunicação seja uma forma de aproximar e não de afastar as pessoas.