Clima organizacional


O clima organizacional de uma empresa é constituído por um conjunto de fatores, como por exemplo, as políticas e práticas de gestão de pessoas, os estilos de liderança utilizados, os procedimentos de comunicação interna, a forma como a empresa trata questões de saúde e segurança do trabalho, e a própria cultura organizacional. A maneira como os trabalhadores percebem, vivenciam e se identificam com tais fatores, influenciam na satisfação e motivação  de forma positiva ou negativa.

Um clima organizacional positivo, favorece a atração e retenção de talentos, integração e coesão entre a equipe, troca de ideias e conhecimentos, promove a iniciativa, inovação e criatividade, além da união e soma de esforços da equipe para resolver problemas, também fortalece o comprometimento e o engajamento, alavancando os resultados e a eficiência organizacional.

Quando o clima é negativo, geralmente a rotatividade e o absenteísmo são altos. Sentimentos como frustração, insatisfação, desmotivação, insegurança e falta de confiança tendem a serem frequentes, dessa forma os conflitos internos costumam aparecer com mais frequência e os gestores precisam investir tempo para resolvê-los. Essas situações e sentimentos,  prejudicam a  qualidade e produtividade no trabalho.

Sabendo que o clima organizacional está diretamente relacionado com a motivação ou a falta dela, e que motivação é um comportamento que gera uma ação, as organizações precisam tratar desse assunto de forma estratégica. Manter um ambiente de trabalho onde prevaleça um bom relacionamento interpessoal e o respeito independentemente do nível hierárquico é fundamental. 

 

Também é importante aplicar a pesquisa de clima em todos os colaboradores, para verificar os níveis de satisfação dos mesmos. Após avaliar os dados e planejar as ações que serão realizadas, a empresa deve fazer a devolutiva para os colaboradores, criando um plano de ação com melhorias. É imprescindível que a pesquisa seja sigilosa.