Candidíase de repetição e a alimentação
Se você tem quadros de candidíase de repetição, a sua alimentação pode estar colaborando. Muitos fatores estão associados à candidíase, e é comum que a infecção se some a outros problemas de saúde e ao próprio estilo de vida, colaborando para que isso se repita em ciclos sem fim.
Hábitos alimentares não saudáveis contribuem para o surgimento e persistência desses sintomas. A microbiota intestinal também pode colaborar para essa proliferação fúngica pois, segundo estudos, a microbiota do intestino impacta diretamente na saúde urogenital feminina e no sistema imunológico. Tratar corretamente as infecções por cândida inclui uma mudança nos hábitos alimentares, qualidade do sono, atividade física, níveis de estresse e ao uso indiscriminado de medicamentos como antibióticos.
Causas da candidíase de repetição:
• Alimentação – Uma dieta rica em açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carboidratos aumenta os níveis de glicose no sangue e altera o pH da vagina, deixando o ambiente “perfeito” para a proliferação da cândida. Produtos industrializados e ultraprocessados também são vilões para quem busca saúde e qualidade de vida. Se o seu prato for cheio desses alimentos, será necessário fazer alterações na sua alimentação.
• Disbiose – Embora seja um desequilíbrio na flora intestinal, a disbiose afeta o sistema imunológico e também o trato urogenital das mulheres, mantendo uma relação direta com os quadros de candidíase de repetição. Nestes casos, o consumo de probióticos – alimentos funcionais compostos por microrganismos vivos (Kefir, combucha) – ajudam a melhorar o quadro.
• Antibióticos – O uso excessivo de antibióticos pode desequilibrar a flora vaginal e eliminar colônias de bactérias “do bem” que vivem no local. Sem elas, os fungos da cândida e outros tipos de bactérias ficam à vontade para “dominar o território”. Jamais use medicamentos sem prescrição médica.
• Baixa imunidade – Pessoas com a imunidade comprometida estão sujeitas à candidíase de repetição. Além de manter sob controle doenças crônicas como o diabetes, é importante manter a saúde emocional em dia. Fatores como estresse desregulam o sistema imunológico.
Alimentos que podem ajudar no tratamento e prevenção da candidíase:
-
Óleo de coco: segundo estudos, o ácido caprílico, encontrado em óleos de coco, foi efetivo e rápido na eliminação de três espécies de Candida;
-
Alho fresco: rico em alicina que possui ação antiviral, antifúngica e antibiótica, ele contém considerável teor de selênio agindo como antioxidante;
-
Óleos de cravo e orégano: esses apresentaram resultados semelhantes aos medicamentos usados no tratamento da candidíase, podendo ser alternativas não farmacológicas;
-
Cranberry: apresenta propriedades antioxidantes e pode inibir o crescimento de microrganismos;
-
Prebióticos: contribuem para o crescimento de probióticos, modulando a função entérica e sistêmica da resposta imune e diminuindo as chances de instalação de patógenos.
Portanto, uma alimentação saudável e equilibrada, além do consumo de probióticos, apoia a prevenção de doenças e infecções como a candidíase, melhorando a qualidade da microbiota intestinal e mantendo o pH da vagina equilibrado.