CAMPANHA DA FRATERNIDADE


Como estamos na Quaresma, a Igreja Católica aqui no Brasil realiza mais uma CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Na realidade esta campanha para estimular por 40 dias a cada ano que nós católicos exerçamos a fraternidade depõe contra nós, pois a fraternidade deve ser uma constante na vida do verdadeiro seguidor de Cristo, pois quando ele disse, “amai-vos uns aos outros”, não estabeleceu que isto fosse somente por 40 dias anuais, pois ele completou este novo mandamento com as seguintes palavras, “como eu vos amei” e Ele nos amou e ama sempre, por toda a eternidade. Então é sempre e não apenas um pouco mais de um mês a cada 365 dias.

A CF existe no Brasil e não sei se outros países a tem, há 60 anos, pois em 1963 três sacerdotes de Natal (RN), responsáveis pela Cáritas Brasileira fizeram uma campanha para arrecadar fundos para auxiliar os pobres de lá e chamaram de Campanha da Fraternidade. No ano seguinte, mais 16 dioceses nordestinas a adotaram e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o movimento a nível nacional.

Todos os anos são escolhidos um tema e um lema e composta uma música especial da CF, bem como uma oração. Para 2023 o tema é FRATERNIDADE E FOME e lema, DAÍ-LHES VÓS MESMO DE COMER.

É a terceira vez que o tema FOME é abordado. Em 1975 o tema foi, FRATERNIDADE É REPARTIR e o lema, REPARTIR O PÃO. Dez anos depois, 1985 o tema foi FRATERNIDADE E FOME e o lema PÃO PARA QUEM TEM FOME.

  A finalidade da CNBB não é implicar com o poder público no Brasil e sim fazer com que os seres humanos, principalmente os que se dizem cristão, se aperceberem que é somente através do amor ao próximo que se mudará o mundo. Senão vejamos, há quanto tempo, já são séculos que o homem tenta outras ideologias e princípios econômicos e o que tem alcançado? Cada vez mais distância assombrosa entre os poucos que têm cada vez mais, inclusive comunistas e os muitos que cada vez tem menos.

Vamos dar uma experimentada na prática que Cristo ensinou para ver se o mundo melhora. E chega de praticarmos a fraternidade apenas 40 dias por ano.