Bruxismo em crianças : atenção redobrada
O bruxismo é uma desordem que se caracteriza pelo ranger ou apertar os dentes e pode ser classificado por Bruxismo do sono ou Bruxismo em vigília, sendo esse realizado pela criança durante o dia. Essa parafunção, que até pouco tempo era diagnosticada em adultos, vem sendo observada cada vez mais em crianças pela mudança comportamental e no estilo de vida infantil.
Os pais devem estar atentos aos sinais e sintomas que a criança apresenta. Quando o bruxismo for noturno, ele se caracteriza pelo som de ranger. Além de apresentar dores e cansaço muscular da face, dores de cabeça são observadas e desgastes nos dentes principalmente em caninos. Em casos de desgaste, cabe ao cirurgião dentista fazer o diagnóstico diferencial com desgaste fisiológico que ocorre em dentes de leite.
O bruxismo indica que algo não está bem no organismo da criança. E deve-se, então estar atentos aos fatores desencadeares:
Fatores emocionais: situações de estresse, ansiedade e depressão. Nesse caso sugere-se envolver a criança com atividades prazerosas, atividades físicas e boas leituras.
Má qualidade do sono: duração curta do sono, múltiplos despertares e sono não reparador. Nesses casos, é importante desenvolver uma rotina antes de dormir, ou seja, fazer a higiene do sono. Orienta-se antes de dormir, não consumir alimentos estimulantes, não assistir televisão ou usar dispositivos eletrônicos. Procurar ler um livro ou ouvir uma música e procurar ter uma duração de tempo no sono conforme a faixa etária.
Problemas respiratórios: ocorre uma associação grande principalmente em crianças que apresentam distúrbios respiratórios crônicos como sinusites e processos alérgicos como rinites. Pode ainda estar associado à Síndrome da apneia obstrutiva.
Refluxo gastroesofágico: o aumento da acidez do esôfago e diminuição salivar predispõem ao bruxismo para aumento do fluxo salivar para assim diminuir a acidez.
Uso de fármacos exacerbadores: alguns medicamentos de uso contínuo devem ser avaliados quando a criança apresenta o bruxismo.
Após diagnosticar a causa do bruxismo, deve-se buscar o tratamento e este sempre deve ser multidisciplinar, buscando a mudança comportamental da criança com o auxílio de seus pais.
Em casos de desgastes dentárias, existem dispositivos intra orais que podem ser usados por crianças. E ainda, pode-se lançar mão da ortopedia funcional dos maxilares para o tratamento quando o bruxismo está associado a alguma alteração de crescimento facial.
Portanto, aos pais fica a orientação que sempre que perceberem sinais e sintomas de bruxismo em seus filhos, devem seguir as recomendações, além de procurarem um profissional especializado na área. Somente dessa forma, a criança terá menos consequências e sim uma melhora na qualidade de vida.