Benefícios da cúrcuma para a saúde
A cúrcuma vem de uma planta da família Zingiberaceae, a mesma do gengibre. Conhecida também como açafrão-da-índia ou açafrão-da-terra, ela possui muitas propriedades farmacológicas, que vão desde ação anti-inflamatória à ajuda na prevenção de doenças crônicas.
A cúrcuma apresenta inúmeros benefícios. Conheça alguns deles:
Age contra o diabetes: melhora o metabolismo do açúcar no sangue e reduz potencialmente os efeitos da doença no corpo.
Combate a osteoartrite: os compostos vegetais da cúrcuma são anti-inflamatórios e contribuem para aliviar dores nas articulações. Eles ainda ajudam a frear a liberação de citocinas pró-inflamatórias, que são proteínas responsáveis por estimular o processo de inflamação no organismo.
Melhora a digestão: a curcumina tem efeito protetor do estômago e reduz os riscos de úlcera péptica e gástrica. Ela pode ser administrada em jejum para auxiliar nesses casos. Também possui propriedade antibacteriana e protege o intestino da formação de bactérias que promovem infecções, além de inibir o crescimento da bactéria H.pylori, uma das causadoras da gastrite.
A curcumina tem sido amplamente estudada e possui diversas indicações. Hoje, ela saiu da cozinha e está presente na prática clínica de maneira ampla. No esporte, por exemplo, a cúrcuma pode ser recomendada para combater inflamações e estresse oxidativo, reduzindo dores e danos musculares, melhorando a recuperação e performance, sendo interessante para atletas que praticam endurance (exercícios de resistência).
Mas como introduzir a cúrcuma no dia-a-dia? Veja abaixo uma sugestão:
Anti-inflamatório caseiro natural
Ingredientes:
-
Cúrcuma em pó - 20 g
-
Canela em pó – 20 g
-
Cacau em pó – 20 g
-
Gengibre em pó – 20 g
-
Pimenta do reino em pó – 1 g (pouco menos de uma colher de café)
Modo de preparo: misturar todos os ingredientes e armazenar em um pote de vidro. Usar diariamente uma colher diretamente no café, nos sucos ou em vitaminas.