Balanço de 2021
XV DE NOVEMBRO: Com todas as dificuldades impostas pela crise econômica provocada pela pandemia do Covid 19, mesmo assim, o XV formou um plantel competitivo para a disputa da Série 02 da Liga Gaúcha de Futsal. A abertura para o público nos ginásios deu um alento e a torcida embalou o time para a classificação às oitavas de final. Podemos considerar como positivo o ano, e ter esperanças para uma temporada melhor em 2022.
A M F : Teve um início com muitas incertezas, o que levou a formação de um plantel reduzido, procurando evitar gastos elevados que comprometessem o clube financeiramente. Os ginásios sem presença de público dificultaram a adesão de sócios e de patrocinadores. Com o decorrer do campeonato, foram chegando novos jogadores, a equipe cresceu e conseguiu se classificar. Nas oitavas, eliminou o Guarany de Espumoso. Foi eliminado pela forte equipe do Atlântico de Erechim. A direção da AMF tem grandes projetos para o próximo ano, mas tudo dependerá do apoio dos colaboradores e associados.
FATO NEGATIVO: acontecido no Futsal Gaúcho foi a lamentável e covarde agressão ao representante da Liga Gaúcha, na partida em Espumoso, entre o Guarany e a AMF. O mais negativo foi a decisão do Presidente da Liga e a Arbitragem que, após a interrupção da partida, deram condições de jogo. A equipe marauense muito certo não concordou e se retirou de quadra. Como poderia ter segurança para os jogadores naquelas condições?
LIGA GAÚCHA DE FUTSAL: Atlântico e ACBF decidiram o título, não sendo novidade nenhuma. Os maiores investimentos, os melhores plantéis chegaram a final. Ano próximo deveremos ter novas competições, para manter as equipes em atividade o ano todo.
CAMPEONATO GAÚCHO : o Grêmio conseguiu o tetracampeonato.
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA: no duelo Brasileiro, esse ano deu Palmeiras, que venceu o Flamengo.
COPA SUL AMERICANA: em outro duelo brasileiro, o Atlhético venceu o Bragantino.
BRASILEIRÃO: o grande Campeão foi o Atlético Mineiro, que formou um ótimo plantel e com justiça venceu com facilidades. Conquistou seu bicampeonato após 51 anos de jejum. O melhor jogador foi o avante HULK .
COPA BRASIL: o Atlético Mineiro, sem muito esforço, venceu o Atlhético e levou a taça.
SELEÇÃO BRASILEIRA: Perdeu a Copa América para a Argentina. Conseguiu sua classificação para a Copa do Mundo do Qatar do próximo ano. Terá que melhorar muito se quiser fazer um bonito papel no mundial.
INTERNACIONAL: pouco temos que falar sobre o Inter de 2021. Foi uma sucessão de erros de sua direção que o resultado está aí. Nenhum título, atuação lastimável no Campeonato Brasileiro, sem classificação para a Libertadores, tendo somente o consolo da Sul-Americana. Uma mudança no plantel e principalmente na filosofia de jogo deverá acontecer, sob pena de ter um futuro mais nebuloso do que foi em 2021.
GRÊMIO: foi Campeão Gaúcho. Com uma folha de pagamento milionária, teve uma temporada tumultuada, acabando com seu rebaixamento para a Série B do Brasileirão. Uma equipe que permanece da segunda até a última rodada na zona do rebaixamento, merece cair. Providências já estão sendo tomadas pela direção gremista para formar um plantel que possibilite seu retorno a elite do futebol brasileiro. Não será fácil, teremos na Série B 05 Campeões brasileiros em 2022.
JUVENTUDE: para mim, a equipe gaúcha que melhor jogou no Brasileiro. Mereceu se manter na Série A.
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO DE 2022! MUITA SAÚDE E PAZ!