As Cinco Linguagens do Amor
O livro “As cinco linguagens do amor – 3ª edição: Como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge”, de Gary Chapman, com uma linguagem leve e fluída, aborda cinco modalidades de expressar o amor, incluindo relatos pessoais do autor. Sendo elas: Toque Físico, Tempo de Qualidade, Atos de Serviço, Palavras de Afirmação e Presentes.
Toque Físico: os sujeitos que tem preferência por este estilo de demonstração de amor apresentam a necessidade do contato físico. Apreciam o toque na pele, gostam de caminhar de mãos dadas, receber e dar abraços, beijos e afagos.
Tempo de Qualidade: Nesta maneira de demonstração de amor, o sujeito tende a valorizar a qualidade do tempo que permanece perto das pessoas amadas. Demonstrando interesse pelo que é dito, trocando olhares, apreciando os simples momentos, com atenção plena e presença integral. Neste sentido, não é preciso fazer alguma atividade especial ou estar em lugares diferentes, o que é valorizado é a companhia da pessoa por quem tem afeto.
Atos de Serviços: Para algumas pessoas, o capricho com a casa, cuidado com os filhos, responsabilidade com os negócios, são considerados como um grande ato de amor. Para estas pessoas é importante, que estes atos de serviço não precisem ser pedidos, mas que sejam feitos voluntariamente.
Palavras de Afirmação: Neste estilo, o amor é demonstrado por meio de palavras de incentivo. Ao serem elogiadas e perceberem que suas qualidades são exaltadas, essas pessoas se sentem valorizadas e motivadas.
Presentes: Por fim, a quinta linguagem do amor, é o ato de dar e receber presentes. Algumas pessoas possuem o desejo de ver a expressão de amor materializada, por meio de lembranças e mimos. Não diz respeito ao investimento financeiro, mas sim, a lembrança e afeto depositados no objeto. Você conseguiu identificar as suas linguagens de amor?