Arquitetura sustentável: soluções práticas que ajudam o meio ambiente
Consumo exagerado de recursos naturais, descarte irregular de resíduos e modificação na paisagem são alguns dos impactos causados diretamente pela construção civil. Mas este cenário pode ser modificado por meio de projetos e soluções construtivas sustentáveis.
A arquitetura sustentável é uma maneira de criar projetos arquitetônicos que causem o mínimo de impacto ao meio ambiente, além disso, o objetivo é evitar desperdícios e ainda gerar uma economia em dinheiro para o cliente.
A tecnologia facilita muito a nossa vida e na arquitetura não é diferente. Hoje, graças a tecnologia, novas soluções sustentáveis vem surgindo no mercado: revestimentos a base de materiais recicláveis, tijolo ecológico, argamassa de argila, tintas ecológicas, lâmpadas de led, madeira de demolição, rodapés em poliestireno e por aí vai.
Além de estar presente no uso de materiais, muito se fala da energia solar, o uso de painéis fotovoltaicos. Eles produzem energia limpa e renovável, garantindo uma série de benefícios para o meio ambiente e economia de até 95% na conta de energia.
Sempre opte por projetos que priorizem a ventilação. Em países quentes como o nosso, é importante pensar em construções bem arejadas, com janelas maiores para ter uma boa iluminação natural e também uma ventilação cruzada. Essas medidas, além de trazem conforto ao ambiente, também economizam energia elétrica.
Outra medida que pode ser adotada para ajudar a preservar o solo e a vegetação local é o reaproveitamento da água da chuva. Para isso, podem ser implantados diferentes sistemas de captação. As águas pluviais podem ser reaproveitadas para lavar calçadas, carro, regar plantas e etc.
Já não é mais novidade que os recursos naturais estão ficando cada vez mais escassos, por isso, é fundamental ter uma mentalidade sustentável na hora de construir. A arquitetura sustentável já deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade na maioria das construções, até porque, hoje, os projetos mais valorizados seguem a linha da sustentabilidade, não só por ajudar o meio ambiente, mas também para dar mais qualidade de vida às pessoas.