Aprender é um desafio
Com o desenvolvimento que presenciamos atualmente, o conhecimento e a educação aparecem como temas muito importantes. Porém, a sociedade tornou-se tão focada na aquisição de conhecimentos que se esqueceu de incentivar os jovens a aprender. O mundo está mudando rapidamente, e nós necessitamos mudar com ele. Precisamos ser capazes de nos adaptar às novas tecnologias e aos novos mercados e usar essas habilidades quando necessário.
Aprender é uma tarefa que desenvolvemos ao longo da vida, desde aprender a caminhar, como aprender a ler e escrever ou aprender a programar um computador. Porém, construir conhecimento leva tempo e exige dedicação! E nesse sentido, precisamos refletir se estamos dando o tempo necessário para construir conhecimento. Muitas vezes, não damos aos jovens o tempo necessário para desenvolver suas habilidades e conhecimentos, e o resultado é que eles têm dificuldade em desenvolver o empreendedorismo ou então de conseguir bons postos de trabalho.
Além disso, temos observado que as empresas precisam de trabalhadores qualificados em um curto período de tempo, especialmente perfis técnicos. Então, precisamos de pessoas com formação técnica, e ao mesmo tempo formar o senso crítico e empreendedor nos jovens. É necessário o incentivo de ambos os lados. Neste sentido, a sociedade, o poder público e as famílias precisam lutar contra a mercantilização da educação, e contra instituições de ensino que prometem, de forma enganosa, formação em velocidade recorde. É preciso que todos tenham um compromisso com a qualidade da educação e com o tempo necessário para aprender e construir conhecimento.
É necessário um ambiente onde os jovens se sintam confortáveis e seguros enquanto aprendem algo novo a cada dia, onde se sintam bem consigo mesmos. Com ambientes que favoreçam o aprendizado, com incentivo, e com o tempo necessário, contribuiremos para a formação de jovens tecnicamente qualificados, com senso crítico e que ajudem a desenvolver nossas comunidades. Aprender vale a pena. Educação vale a pena.