Alimentação e o ácido úrico, como ela pode te ajudar?


Você teve diagnóstico de hiperuricemia, caracterizada pela elevação nas taxas de ácido úrico no organismo? Então você precisa começar a cuidar da sua alimentação! A dieta para ácido úrico tem como principal objetivo diminuir a ingestão de purinas, um tipo de proteína que, quando em excesso, aumenta a produção de ácido úrico e que está presente principalmente nas carnes de boi e porco, assim como nas vísceras como fígado e moela, além de também estar presente em alguns peixes, como atum ou sardinha, e frutos do mar. É recomendado diminuir o consumo de carboidratos simples, como pães, doces, refrigerantes, pois facilitam o aumento de peso que é uma das principais causas de ácido úrico elevado.

Articulações inchadas, vermelhas e doloridas? Atenção, esses são sinais de elevação nas taxas de ácido úrico no organismo. Mas, essas não são as únicas consequências. Nos pacientes com altos índices de ácido úrico, as chances de desenvolver cálculo renal, AVC e gota são altas. 

Estudos recentes demonstram que a dieta pode auxiliar em casos nos quais o tratamento medicamentoso não está sendo suficiente. Portanto, a dieta entra como um auxílio no tratamento.

Diversos fatores podem influenciar na elevação das taxas de ácido úrico no sangue, tais como problemas no funcionamento dos rins, alta ingestão de alimentos ricos em purina, produção extra do fígado, entre outros. 

No tratamento e na prevenção da hiperuricemia, o cuidado com a alimentação é um aliado. A dieta pode ajudar a reduzir o ácido úrico desde que seja acompanhada e orientada por um nutricionista especializado.

Algumas orientações básicas como; beber bastante água, praticar atividade física, ingerir leite e derivados com baixo teor de gordura, não consumir alimentos com teor elevado de purina, evitar bebidas alcoólicas e aumentar a ingestão de alimentos de origem vegetal são muito importantes na melhora dos sintomas.

Se você sofre com os sintomas do ácido úrico elevado, deve buscar ajuda profissional de uma nutricionista para elaborar uma dieta personalizada de acordo com as suas necessidades.