A vida pede equilíbrio
O tema da campanha Janeiro Branco, deste ano, é a vida pede equilíbrio. O objetivo desse movimento é promover os cuidados com a saúde mental da população, prevenindo o desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade e pânico.
Percebe-se a importância dessa iniciativa, visto que de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros, 5,8% da população, sofrem de depressão, sendo que o país está em segundo lugar no ranking americano (atrás apenas dos Estados Unidos). Portanto, ações em prol da saúde mental devem ser tomadas para melhorarmos esses indicadores.
Vivemos uma rotina repleta de compromissos, o que pode dificultar mantermos o equilíbrio. Quando há desequilíbrio na alimentação? A nossa saúde paga o preço. Desequilíbrio no trabalho? Adoecemos no trabalho e é prejuízo atrás de prejuízo. Desequilíbrio nas relações sociais? As consequências sempre chegam na forma de muitos sofrimentos, de injustiças e de vários adoecimentos.
Obrigações e alegrias, cansaço e motivação, desgaste e energia, individualidade e coletividade, trabalho e descanso, medos e coragem, confusão e paz... É possível equilibrar tudo isso e gerar mais bem estar e saúde mental. Portanto, precisamos estar atentos, buscar o equilíbrio em tudo e caso for necessário, buscar ajuda profissional. Lembre-se sempre, a nossa mente é a nossa casa, se algo não está bem em nossa mente, não estamos bem em lugar nenhum.