A troca da escova dental e seus cuidados


A escova dental tem suma importância na higienização bucal, ela auxilia na prevenção do acúmulo de placa bacteriana que pode causar o tártaro, cáries e também doenças gengivais. Mas, para que ela exerça de maneira correta deve ser substituída depois de um certo tempo. Você sabe o tempo correto?

É recomendado que se faça a troca da escova dental a cada 03 meses, logo após disso as cerdas começam a ficar danificadas, dificultando a limpeza correta. Nos casos em que as cerdas já estejam desgastadas e deformadas, a substituição pode ser feita antes mesmo do tempo recomendado. Entretanto a troca não deve ser apenas feita por este motivo, mas também após uma gripe, resfriado, infecção na garganta ou boca, isso porque as bactérias se alojam nas cerdas ocasionando uma possível reinfecção.

Além disso, o cuidado básico com a sua escova dental tem grande relevância na longevidade da mesma. Por estar frequentemente em contato com a boca, é essencial e indispensável manter hábitos cuidadosos com sua escova dental, como, por exemplo, a lavagem em água corrente antes e depois do uso, auxiliando na retirada de restos de pasta dental e até mesmo alimentos. Após a escovação não utilize capas ou até mesmo porta- escovas que seja fechado, pois o mesmo abafa as cerdas úmidas facilitando no crescimento de fungos e bactérias. Outro fator de extrema importância é a posição em que você guarda sua escova, o ideal é que ela esteja na vertical, isto porque a água escorre e as cerdas conseguem secar de maneira mais fácil. Um hábito muito comum e inapropriável é guardar escovas juntas. Quando deixamos várias escovas em contato pode haver troca de bactérias, portanto o ideal é que se guarde em locais separados ou até mesmo utilizando porta-escovas com divisórias.

Por fim, como salientamos no texto acima, vale ressaltar que para mantermos uma boa saúde bucal além de fazermos a troca periodicamente das escovas e manter um cuidado adequado da mesma, é de suma importância consultar nosso dentista com frequência para minimizar todo e qualquer risco que poderá comprometer nossa saúde bucal.