A tristeza pode se transformar em alegria
As tristezas são inevitáveis e fazem parte da vida humana. Existem tristezas pequenas e passageiras, e tristezas grandes e demoradas. Durante a vida vamos experimentando todos os tipos de tristezas. Diante de tantas tristezas, é possível ser feliz? Só consegue ter uma vida feliz quem transforma as tristezas em alegria.
Durante o dia podemos ter muitas pequenas e passageiras tristezas que não são capazes de abalar o nosso humor. Como o próprio nome diz, são passageiras, ou seja, não ficam em nosso coração. Algumas tristezas passageiras podem aparecer quando perdemos um horário, quando temos que esperar em uma fila, ou simplesmente quando piso em uma poça de água e sujo meus sapatos. As tristezas passageiras não permanecem em nossos corações e logo são substituídas por um sentimento bom ou uma simples risada.
Contudo, as tristezas grandes e demoradas alcançam nosso coração e lá estabelecem morada. A família, a saúde pessoal, os relacionamentos amorosos e o ambiente de trabalho são produtores frequentes de tristezas grandes e demoradas. E quando uma tristeza se estabelece no profundo do nosso ser, é impossível arrancá-la. Cada tristeza grande é fruto de alguma experiência dolorida que não pode ser apagada.
Então, o que fazer quando uma tristeza se estabelece nas profundidades de nosso coração? A única solução é transformá-la. Se é verdade que a tristeza não pode ser arrancada, também é verdade que a tristeza pode ser transformada. E normalmente, a única forma para transformar uma tristeza profunda é amando e perdoando as pessoas que a produziram. Comece hoje transformando as tristezas em alegria com a força do amor e do perdão.