A importância dos ligamentos na saúde das articulações


Os ligamentos são estruturas resistentes formadas por tecidos conjuntivos fibrosos esbranquiçados (presença de colágeno), os quais possuem a função de unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo de modo a evitar o deslocamento dos ossos, agindo assim como amortecedores.

Além disso, transmitem informações para a medula e cérebro e ainda auxiliam na conservação e fixação local de muitos órgãos internos como bexiga, útero e diafragma. A despeito de serem formados por tecidos semelhantes aos tendões, estes, diferentemente dos ligamentos, são estruturas que conectam os músculos aos ossos e, por sua vez, os ligamentos unem dois ou mais os ossos.

 

Os ligamentos correspondem a feixes fibrosos resistentes, mas pouco elásticos. Tal fato pode deixa-los propensos a lesões consequentes de extensões excessivas, rupturas totais ou rupturas parciais. Nos esportistas, as lesões mais frequentes ocorrem nos ligamentos do joelho (extensão excessiva ou uma ruptura dos ligamentos cruzados) e nos ligamentos dos pés ou ligamentos na articulação tibiotársica (tornozelo) decorrente de entorses.

 

Abaixo, seguem os ligamentos das principais articulações corporais:

Ligamentos do Joelho: a articulação do joelho é composta pela articulação “dobradiça”, uma vez que está localizada entre o fêmur e a tíbia, e “articulação plana”, localizada entre o fêmur e a patela. Os ligamentos do joelho possuem a função principal de proporcionar estabilidade a esta articulação, sendo muito comuns as lesões nesse local; são eles: ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento patelar, ligamento colateral fibular (LCL), ligamento colateral tibial (LCM), ligamento poplíteo oblíquo, ligamento poplíteo arqueado.

 

Na próxima edição, continuaremos falando sobre os ligamentos de outras importantes articulações de nosso corpo. Abraço e até lá!