A importância dos dentes decíduos


É importante que os pais saibam que os dentes começam a se formar já no útero materno, inclusive os permanentes, e continuam sua formação após o nascimento da criança. Por volta dos 6 anos, é importante a mãe ficar atenta ao aparecimento do primeiro molar permanente que nasce atrás dos molares decíduos, sem que nenhum dente de leite caia. Esse dente é muito suscetível ao desenvolvimento de cárie. Essa troca de dentes de leite por dentes permanentes vai ocorrer até por volta dos 11 anos. Nessa fase em que estão presentes na boca tanto dentes de leite como dentes permanentes é chamada de dentição mista. Os dentes de leite são os primeiros dentes a erupcionarem (aparecer na boca).

Apesar destes dentes serem temporários, eles são muito importantes e devem ser tratados com os mesmos cuidados dos permanentes. Esta importância dos dentes decíduos (dentes de leite) se deve a diversos fatores, tais quais: estimulam o crescimento do osso que dá suporte aos dentes (osso alveolar); por serem os dentes com os quais as crianças mastigam se os mesmos se perdem muito cedo, a criança pode vir a ter problemas de digestão; contribuem para a estética da criança, embora não pareça importante, manter os dentes bonitos tem um grande valor psicológico para as crianças; auxiliam na articulação das palavras; servem de guia e mantêm o espaço apropriado para os dentes permanentes, sendo que se um dente de leite é perdido muito antes da época certa, o espaço se fecha e o permanente pode ficar retido e não erupcionar.

 

O não cuidado dos dentes decíduos pode causar problemas sérios de desenvolvimento da criança não só na boca, mas em todo organismo. A criança que perde os dentes de leite antes do tempo pode ter problemas de crescimento e desenvolvimento, problemas no aprendizado da fala, problemas na socialização, dor, dificuldade de dormir e de concentração, além dos problemas localizados na cavidade bucal. Portanto, deve-se cuidar dos dentes desde cedo para termos uma boca saudável e dentes bonitos e fortes. No caso de crianças, os pais devem ajudar na escovação e prevenção de doenças tais, como a cárie, que resultam em perda do elemento dental.