A importância da conservação do solo no mês em que comemoramos o Dia Internacional da Terra
No dia 22 de abril foi comemorado o dia Internacional da Mãe Terra, o nosso maior patrimônio, por isso sempre é bom lembrarmos da importância da conservação do solo para que possamos produzir cada vez mais alimentos de forma sustentável. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura FAO, os solos agrícolas do mundo vêm se degradando a uma taxa de 0,1% ao ano. Esses estudos apontam a perda de cinco milhões de hectares de terras aráveis por ano devido às más práticas agrícolas, secas e pressão populacional.
Para entendermos a importância da conservação do solo, primeiro é necessário reconhecer que o solo é vivo, ou seja ele é composto por microorganismos, insetos e pequenos mamíferos. A função deles no solo é a ciclagem de nutrientes, tornando o solo saudável, e também colaboram na entrada de ar e água no solo.
A ciclagem de nutrientes é de extrema importância para o solo e as plantas, pois ela devolve todos os nutrientes que a ela foram investidos quando viva. Outro ponto fundamental é a porosidade solo, ou seja, quanto mais poroso for o solo, melhor é a sua estrutura, infiltrando mais água e sofrendo menores chances de erodir.
Mas enfim, quais práticas colaboram para uma boa conservação do solo?
Rotação de Cultura: é a principal prática para a melhoria dos atributos químicos, biológicos e físicos do solo, com redução da degradação do meio ambiente, além de uma maior produtividade.
Cobertura com Palhada: a palhada ajuda a reduzir a erosão do solo, ajuda a manter a temperatura ideal para as plantas e aumenta a disponibilidade de água no solo. Uma ótima opção de palhada, são os adubos verdes, que ao absorverem os nutrientes do solo, contribuem para a redução das perdas por lixiviação, amenizando os impactos da agricultura, trazendo maior fertilidade aos solos agrícolas e sustentabilidade ao sistema de produção
Sistema Plantio Direto: é uma forma de manejo sustentável dos sistemas de produção agrícola, sendo o mais indicado para o manejo dos solos tropicais, como é no caso dos solos brasileiros. Este sistema é utilizado como uma forma de produzir alimento sem causar tanta exaustão no solo.
Adubação Verde: ela melhora a fertilidade do solo, porque mobiliza os nutrientes das camadas mais profundas, os deixando disponíveis para o próximo cultivo da cultura de interesse econômico. Desse modo, os adubos verdes, ao absorverem os nutrientes do solo, contribuem para a redução das perdas por lixiviação. Assim, o uso da adubação verde é uma forma viável de amenizar os impactos da agricultura, trazendo maior fertilidade aos solos agrícolas e sustentabilidade ao sistema de produção.
Tanto nós da parte técnica como o produtor rural, precisamos ter a consciência de estar sempre em busca de técnicas, que nos ajudem a conservar cada vez mais o solo, pois esse é nosso maior patrimônio e precisa ser tratado como um ser vivo, pois só assim, vamos conseguir produzir cada vez mais alimentos e de forma sustentável.