A Importância da Autoestima Positiva
Manter uma autoestima positiva é um fator muito importante para nossa saúde mental, ela refere-se ao nosso sentimento de valor próprio e ao nosso senso de competência. Dessa forma, este conceito envolve as crenças que definem a forma como percebemos, pensamos e sentimos em relação a nós mesmos. Quando nossa autoestima está baixa há um aumento nas chances de desenvolvermos algum tipo de transtornos psicológicos.
A forma como lidamos com a vida e resolvemos os problemas são reflexos do nosso nível de autoestima. Podemos perceber a influência da autoestima positiva tanto na vida pessoal, como na profissional. No que se refere à vida pessoal, sua autoestima influencia de forma direta na maneira como interage com as pessoas, nos seus relacionamentos, tornando-o mais confiante em seus desejos e opiniões, agindo com empatia e assertividade. Além disso, o âmbito profissional também é beneficiado com sua confiança, criatividade e resiliência ao estresse.
É necessário compreendermos que a nossa autoestima depende muito mais de fatores internos, como amor próprio, respeito a si mesmo e a certeza da própria importância, do que opiniões dos outros. Porém, quando a autoestima está baixa, torna-se uma condição debilitante que requer atenção e tratamento. É comum a pessoa se sentir incapaz e incompetente, nutrindo uma visão negativa de si mesmo. Fique atento para alguns sinais que podem indicar baixa autoestima: visão negativa da vida, perfeccionismo constante, desconfiança extrema, sentimento de não aceitação e medo.
A boa notícia é que existem práticas que podem auxiliar na melhoria da autoestima. O primeiro passo, ao acordar, é estabelecer uma intenção diária, fazendo decisões conscientes sobre o que deseja realizar no dia. Seja verdadeiro consigo mesmo, não permita que as opiniões alheias se sobreponham às suas. Adquira o hábito de agradar a si mesmo. Direcione sua atenção para ações que beneficiem seus pensamentos. Inclua no seu dia a dia momentos para realizar atividades que sejam agradáveis, como ouvir músicas, assistir séries, fazer exercícios físicos. Além disso, observe seus pensamentos e se torne consciente deles. Finalmente, o mais importante: permita-se sentir e seja gentil consigo mesmo!