A grande diferença entre o retrovisor e o para-brisa
Você sabe qual é a diferença entre o retrovisor e o para-brisa? O retrovisor de um carro serve para olharmos para trás. Já o para-brisa protege dos ventos e chuvas e mostra o caminho a ser percorrido. Ou seja, o retrovisor mostra o passado e o para-brisa o futuro.
Mas existem outras diferenças significativas que ajudam a pensar na nossa vida. Uma diferença que chama muita atenção é no tamanho. Enquanto o retrovisor é pequeno o para-brisa é grande. Outro detalhe é localização. Enquanto o para-brisa é inteiro e fica na frente dos olhos, os três retrovisores ficam assim distribuídos: dois nas laterais do carro e um pequeno espelho no meio do para-brisa.
Viver é como estar dirigindo dentro de um carro. Damos uma pequena olhada no passado e mantemos o olhar fixo no futuro. Para fazer uma viagem segura e sem acidentes, é preciso dar umas espiadas no passado e manter o foco no futuro. Enquanto a espiada no passado deve durar poucos segundos, a maior parte dos minutos é dedicada para o futuro. Não tire os olhos do para-brisa por muito tempo. Quem fica olhando muito para o retrovisor se envolve em acidentes.
O passado é muito importante. Mas ele está no retrovisor, já passou. O passado é apenas uma importante referência para o futuro. Pessoas que ficam só olhando para o passado não conseguem viver bem o presente e nem o futuro.
Por outro lado, quem nunca olha para o passado perde a noção da sua própria história. É muito bom dar umas espiadas no passado para ter segurança na continuidade da estrada.
E você, está usando mais o retrovisor ou o para-brisa? Você olha mais para as dificuldades do passado ou para as belezas e do futuro? Não vale a pena viver uma vida lamentando as dores do passado. Olhe para o futuro, tenha esperança de dias melhores.
E quando você olhar o para-brisa e desanimar da vida por não enxergar mais um futuro. Pare seu carro, lave bem o para-brisa tirando toda a sujeira e volte a sonhar e ter esperança. Tenha certeza que o melhor da vida está por vir.