A complexidade das circunstâncias
Na gestão dos negócios, nossa inevitável rotina é enfrentar desafios, que nos levam a compreender o simples, o complicado, o complexo e o caótico, na qual precisamos agir de forma sábia, adaptando nossas abordagens para atender às circunstâncias que se apresentam.
A boa notícia é que existem ferramentas que facilitam a gestão dos negócios e a tomada de decisões na resolução de problemas nas mais variadas situações. Não precisamos seguir sozinhos, temos uma importante companhia nessa jornada, que é a metodologia, utilizando-se referências para ampliar a assertividade.
Para evitar uma visão limitada da realidade, temos que se permitir ao novo, a novos valores, crenças, princípios, premissas e conhecimentos. Ao se tratar desses contextos, simples, complicados, complexos e caóticos, os líderes são novamente desafiados a realizar um diagnóstico das situações e agir de forma apropriada ao contexto.
Os contextos Simples e Complicado assumem um universo ordenado, onde as relações de causa e efeito são perceptíveis, e as respostas corretas podem ser determinadas com base nos fatos.
O contexto Simples é o domínio das melhores práticas, no qual a relação entre causa e efeito é evidente para todos, sendo caracterizado pela estabilidade. O contexto Complicado é o domínio dos especialistas, no qual a relação entre causa e efeito exige uma análise mais aprofundada, o que às vezes necessita de conhecimentos específicos.
Os contextos Complexo e Caótico não são ordenados, não há relação imediatamente aparente entre causa e efeito e o caminho a seguir é determinado com base em padrões emergentes e intuição. O contexto Complexo é o domínio da emergência, enquanto o contexto Caótico é o domínio da resposta rápida.
Somos organismos vivos, portanto, complexos. Complexo é aquilo difícil de enquadrar ou definir, não havendo relações claras de causa e efeito, ou seja, é nebuloso e incerto. Por outro lado, algo complicado é algo difícil, mas conhecido.
Ter ciência disso e formas de identificar o tipo de contexto facilitará a tomada de decisão e a gestão das ações necessárias para a resolução dos problemas.