A cirurgia de mão


A mão representa um grande passo na evolução do homem. Sua refinada sensibilidade permitiu o desempenho de tarefas precisas e complexas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, percebeu-se a necessidade de um profissional que dominasse a anatomia do membro superior e conhecesse técnicas de Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular e Neurocirurgia para cuidar especificamente das mãos dos feridos. Motivada por essa necessidade, foi fundada a Sociedade Americana de Cirurgia da Mão, em 1946. A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão foi criada em 1959 e em 1983 a Cirurgia da Mão tornou-se especialidade médica no Brasil.

 

Com o avanço da medicina, os traumatismos na mão ganharam uma abordagem especializada. Esses tipos de lesões requerem conhecimento anatômico detalhado, técnica cirúrgica de alta precisão, uso de implantes resistentes, porém delicados, e esforços de orientação para reabilitação funcional. Por isso, a cirurgia da mão é hoje considerada uma especialidade médica com residência específica.

            

No Brasil, há poucos profissionais especializados em cirurgia de mão. Para se tornar um especialista desta área, é necessário que, após a conclusão do curso de medicina, o médico deverá cursar a residência em umas das duas categorias - Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica - período que dura entre 3 e 5 anos, para somente então estar apto a fazer os dois anos de residência em Cirurgia da Mão.

 

Duas das afecções mais frequentes tratadas pela especialidade:

 

Síndrome do Túnel do Carpo

 

“Acordo durante a noite com a mão adormecida e dolorosa, tenho que me levantar, movimentar um pouco os dedos para ver se ocorre alguma melhora. Começou de maneira esporádica, mas agora tem se tornado cada vez mais intenso”.

 

A Síndrome do Túnel Carpo (STC) é uma condição clínica que se apresenta comumente com dor e parestesias (amortecimento) na mão acometida, principalmente no período noturno. Consiste na compressão do nervo mediano, importante nervo responsável por funções sensitivas e motoras nas mãos, na região anatômica denominada de Túnel do Carpo.

 

O tratamento da STC varia de acordo com as suas causas, o grau da compressão e o tempo de evolução do acometimento.

 

Tendinites/Tenossinovites

O termo tendinite refere-se à inflamação dos tendões, estruturas que ligam os músculos aos ossos. Apresenta-se normalmente com dor e inchaço e vermelhidão localizados sobre a estrutura acometida. Apesar de serem comumente associadas com trabalhos relacionados à atividade repetitiva e práticas esportivas, pode afetar também indivíduos que não possuem fatores cotidianos identificáveis como origem do problema.

 

O tratamento consiste predominantemente na associação de medicações, fisioterapia e adequação ergonômica. Em alguns casos, pode ser necessário o tratamento cirúrgico.